2002 na telinha
O secretário de Comunicação da Presidência, Andrea Matarazzo, foi quem levantou a lebre numa reunião com seis ministros na terça-feira 25. Ele contou 47 matérias contra o Ministério da Saúde levadas ao ar pela Globo de Roberto Marinho em um mês. Tal Ministério, como se sabe, é comandado pelo tucano José Serra, da ala do PSDB que está batendo de frente com o PFL de Antônio Carlos Magalhães. Outro tucano do mesmo grupo, o ministro Paulo Renato, da Educação, também anda reclamando de uma recente má vontade do Jornal Nacional contra sua gestão. E agora a coisa chegou ao tucano-mor, Fernando Henrique Cardoso. Ao contrário do que se esperava, o Jornal Nacional resolveu expor a seus milhões de telespectadores a gravação da polêmica conversa telefônica de FHC com o ex-presidente do BNDES André Lara Resende. A versão que corre em Brasília é que a irritação da Globo tem a ver com a participação do governo na solução da crise da Rede Manchete. Mas as cabeças mais desconfiadas vêem aí sinais de que o PFL já conquistou espaços para 2002 na telinha. Plim, plim.

 

FHC X mídia
O vice-presidente Marco Maciel almoçou candidamente na segunda-feira 24, em São Paulo, com o publisher da Folha, Otávio Frias de Oliveira, que mandou lembranças a FHC dizendo que gosta muito do presidente e até votou nele nas últimas eleições. No mesmo dia, Maciel levou o recado ao chefe. No dia seguinte, o jornal publicou as fitas com as gravações. Há quem diga ter ouvido xingamentos no terceiro andar do Palácio do Planalto.

 

Mais encrenca dos aliados
O PMDB do Ceará quer convencer a cúpula nacional do partido a abrir uma CPI contra o Banco do Nordeste, cujo comando está nas mãos de afilhados de Tasso Jereissati. Retaliação pelo fato de o governador tucano ter vetado a indicação de um peemedebista cearense para o comando do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca.

 

   R Á P I D A S

O prefeito do Rio, Luiz Paulo Conde (PFL), fechou com o presidente do PTB local, Roberto Jefferson. Se continuar incompatibilizado com o cacique pefelista César Maia, Conde deve ir para o PTB.

O ex-secretário-geral da Presidência Eduardo Jorge Caldas definitivamente não quer mais saber de Brasília. No mínimo, vai dar um tempo da aridez do cerrado. Comprou uma bela casa no Rio.

O deputado Chico Grazziano (PSDB-SP) não gostou de saber que os pefelistas espalham que ele teria um dossiê contra o ministro da Agricultura, Francisco Turra. "Quem gosta de dossiês é o PFL."

 

Por Tales Faria – Colaboraram: Andrei Meireles, Aziz Filho e Hélio Contreiras