O SBT vem investindo na programação voltada para crianças, enquanto outros canais, como a Rede Bandeirantes e a Rede Globo, eliminam aos poucos as atrações infantis da grade. Resultado: a emissora de Silvio Santos alcançou a vice-liderança em audiência e consolida o público mirim como alvo principal de sua estratégia comercial. Atualmente, exibe pela manhã “Bom Dia & Cia”, em que os palhaços Patati Patatá e Bozo se revezam entre as atrações. Na parte da tarde, ataca com séries americanas dos anos 1980 voltadas para o segmento infanto-juvenil e, no horário nobre, com as novelas “Carrossel” e “Chiquititas”, que estreia na segunda-feira 15 – sendo que a primeira chega ao final duas semanas depois. A grade infantil já bateu em audiência o programa matinal “Encontro com Fátima Bernardes”, da Globo, e à noite costuma perder apenas para o “Jornal Nacional”. “A direção decidiu pela nova adaptação de “Chiquititas” com base nas pesquisas que indicavam a carência de programação do gênero no horário nobre”, diz Íris Abravanel, autora das versões e diretora do núcleo infantil.

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ESCOLINHA
O orfanato de "Chiquititas": tentativa de repetir o sucesso de "Carrossel"

A versão nacional da novela custará R$ 54 milhões e seguirá na linha enredo ingênuo e musicais.
“A previsão é de que os números vão superar os ótimos resultados da antecessora”, estimou o diretor comercial Glen Valente. Especialmente em razão do aumento da publicidade e da renda extra com licenciamento de produtos e mais televisores sintonizados.
O dado surpreendente é que, entre os espectadores das novelinhas do SBT, mais da metade – 53% – é maior de 25 anos.
“O canal ainda atende pelo menos metade da população, que não tem tevê por assinatura”, afirma Dirceu Lemos, professor da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp).

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No novo cenário em que o SBT nada de braçada, mudanças de hábitos são sensíveis. Para o crítico Ricardo Feltrin, a aposta da Globo na programação paga (com o canal Gloob) responde a um segmento: “Ela acha que as crianças com poder aquisitivo, que podem comprar brinquedos, estão no cabo.” Do seu lado, o SBT se mantém conservador. Mas o que desagrada parte dos telespectadores é a escolha das séries americanas, reprisadas à tarde.
“São seriados velhos. Se melhorasse a qualidade da programação, a audiência seria muito melhor”, afirma Feltrin. 

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