Música
Música de vanguarda

BOECHAT-01-IE-2276.jpg

Já tendo participado de manifestação pacífica no Rio de Janeiro, Marisa Monte acaba de compor (com Dadi e Arnaldo Antunes) uma canção sobre a luta dos brasileiros nas ruas por novos valores democráticos. Em turnê nos EUA, no domingo 23, no Fillmore Miami Theater, ela falou empolgada sobre as manifestações sociais que abrangem diversos pleitos e, pela primeira vez, cantou a música ainda sem título. Foi ovacionada.

STJ
Um ou dois?

A Corte Especial do STJ definirá se a anacusia parcial (surdez em um ouvido) é causa de seleção especial em concurso público, vaga de deficiente físico. Foi o próprio tribunal quem barrou a candidata. Argumentou que admissão nessas condições só com surdez total. O mandado de segurança começou a ser julgado na quarta-feira 26. Está empatando e faltam dois votos. A decisão firmará jurisprudência no País.

História
Absurdo

Desaparecereu da gaveta do Arquivo do Estado de Pernambuco toda a documentação sobre o atentado ao Aeroporto de Guararapes, ocorrido em 1967. A explicação dos técnicos sobre o apagão histórico: “Não sabemos.”

Agências Reguladoras
Muito prazer!

A Câmara Técnica de Medicamentos da Anvisa vai se reunir na quinta-feira 4. Há um ano isso não ocorre. O órgão orienta a agência, no tocante à liberação ou não de remédios. Mas nem sempre é ouvido. Recomendou veto ao comércio de todos os inibidores de apetite. A Anvisa deu ok à sibutramina. Com baixo prestígio e reuniões bem espaçadas, alguns técnicos da câmara nem sequer se conhecem.

Justiça
Número um

BOECHAT-02-IE-2276.jpg

Irmã de conhecido político, uma octagenária de tradicional família paulistana recebeu R$ 2,5 milhões na sexta-feira 14. É a primeira indenização judicial decorrente do assalto a 170 cofres alugados por clientes da agência da avenida Paulista do banco Itaú em 2011. A vítima herdou as joias da mãe. A decisão é da 15ª Vara Cível da Capital de São Paulo, em ação movida pela Cigagna Júnior Advocacia. A maior parte dos clientes fez acordo com o banco.

Aviação
Um e outro

A Gol não avisou à Anac até agora sobre o corte de mais de 200 voos semanais, aumentando de 7% para 9% a redução na oferta de assentos este ano. A agência ficará quieta. No setor aéreo, ao contrário do elétrico, não há garantias oficiais ao equilíbrio econômico-financeiro das empresas.

MPF
Não alivia

BOECHAT-03-IE.jpg

Promete a reunião do Conselho Superior do Ministério Público, dia 6 de agosto. Começaram  articulações para a subprocuradora-geral da República, Helenita Acioli, assumir a vice-presidência do colegiado. Isso porque, se Dilma Rousseff demorar a substituir Roberto Gurgel – que sai dia 15 de agosto –, Helenita participará do julgamento dos recursos dos mensaleiros. E, como é afinada com Gurgel, ela deve chancelar os pareceres do MPF pró-condenação dos 25 réus.

STF
A escalada

BOECHAT-04-IE-2276.jpg

Luís Roberto Barroso começou a carreira de advogado como estagiário no escritório de Eduardo Seabra Fagundes, no Rio de Janeiro. Quando uma bomba explodiu na OAB, vitimando dona Lyda Monteiro, ele presidia a entidade. Barroso se notabilizou como conceituado constitucionalista ao longo do tempo. Foi empossado ministro do STF, na quarta-feira 26. O antigo aprendiz, abraçado por Marta Seabra Fagundes, foi clicado na câmera do celular do “ex-patrão”.

Brasil
Expansão da luta

BOECHAT-05-IE-2276.jpg

“Se não resolver, o povo não vai sossegar”. A frase é de Roberto Caldas, juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos da OEA. O advogado brasileiro vai além: o movimento por reformas que se vê aqui crescerá muito na América Latina, onde também começam a surgir ações democráticas reivindicando uma desigualdade menor e uma igualdade maior. Em outras palavras, direitos sociais, já.

Agricultura
Nada é impossível

Órgãos de inteligência do governo federal investigam como chegou e se espalha pelo Brasil a praga “Helicoverpa armigera”, que destrói lavouras de algodão, milho e soja no País. A espécie, que se desloca pouco, já atingiu a Bahia, Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal. “É a pior coisa que vi em 40 anos”, diz Ênio Pereira, secretário nacional de Defesa Agropecuária. Entre os suspeitos está um grande produtor de Mato Grosso. Ele teria trazido sementes de soja contaminadas do Exterior, ilegalmente, e as jogou em suas fazendas, em vários Estados.

Copa 2014
Sem sujeira

A água mineral passará a ter o selo do Inmetro. O pedido partiu da associação brasileira da indústria do setor (Abinam). As regras serão fixadas pelo instituto, pela Anvisa e pelo Departamento Nacional de Produção Mineral. Para que a água pura seja consumida por brasileiros e turistas já na Copa da Fifa, o regulamento será baixado até dezembro.

Política
Blá-blá-blá

Na reunião de Dilma Rousseff com os presidentes de partidos na quinta-feira 27, o ministro Aloizio Mercadante foi o tom destoante. A todo instante dava pitacos, como se fosse o primeiro-ministro do Planalto. Fez mais intervenções que Gleisi Hoffmann, a chefe da Casa Civil. Mercadante deixou claro que o PT quer o voto de lista (ou voto legenda), na reforma política, com Lula atuando como garoto-propaganda do projeto.

STF 1
Parte do estoque

Toga caçula do Supremo Tribunal Federal, o ministro Luís Roberto Barroso vai começar a atuar no plenário no dia 1o de agosto. Os dois primeiros casos que relatará são rumorosos: os embargos de declaração da Ação Penal 470 (mensalão) e o da Petição 3.888 (demarcação da Reserva Raposa Serra do Sol).

Redes sociais
Na ponta

O Brasil continua forte no uso das redes sociais por smartphones – 75% de acesso. É o que diz a recém-concluída pesquisa “O consumidor móvel 2013”, da Nielsen. Nem nos EUA ou no Reino Unido (empatados em 63%) se observa tanta popularidade. Na Rússia, Índia e China os usuários de smartphones utilizam as redes sociais 59%, 26% e 62%, respectivamente.

Cultura
Agora no palco

BOECHAT-06-IE-2276.jpg

Os fãs de Isis Valverde vão adorar essa informação. A atriz negocia contrato para interpretar “Hilda Furacão” no teatro. A história da burguesa que fugiu do jugo familiar nos anos 1960 para viver livre foi escrita originalmente por Roberto Drummond. Caberá a Geraldinho Carneiro adaptar o texto para um musical. Na TV Globo, a obra virou minissérie com interpretações inesquecíveis de Ana Paula Arósio e Rodrigo Santoro.

Fotos: Carlos Humberto/SCO/STF; Eugenio Novaes; divulgação