Comportamento

Datas

Datas

Adeus ao porteiro da noite

O ator inglês Dirk Bogarde morreu no sábado 8, aos 78 anos, do coração, em sua casa em Londres. Dirk Niven van den Bogarde fez mais de 60 filmes, entre eles O porteiro da noite e Morte em Veneza. Nos anos 60, era considerado o Harisson Ford da época e tinha entre suas fãs a rainha Elizabeth II de quem recebeu o título de sir em 1992. Começou no cinema com Orfeu e ganhou o prêmio de melhor ator da Grã-Bretanha com O criado em 1963. Bogarde ainda escreveu sete romances quando morou no Sul da França.

 

MORRERAM Geir Nusser Campos, poeta. Campos publicou 15 livros de poesias. Entre eles Rosa dos rumos e Canto provisório. Nos anos 50, ele fundou o jornal comunista Para Todos. Também compôs o hino de Brasília e foi diretor da Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro. Em Niterói, aos 75 anos, de câncer. No sábado 8.


+ Grávida do quinto filho, influenciadora morre aos 36 anos
+ Após assassinar a esposa, marido usou cartão da vítima para fazer compras e viajar com amante

José Ricardo, cantor. O carioca José Alves Tobias começou a carreira na rádio Mauá e foi sucesso da Jovem Guarda na década de 60 com músicas como Cantiga por Luciana e Gina. Ajudava financeiramente artistas de rádio, como as irmãs Linda e Dircinha Batista. No Rio de Janeiro, aos 60 anos, de câncer. Na terça-feira 11.

Denise Martins Catarino, de edema numa cirurgia de lipoaspiração na clínica Dom Pedro II. Em Porto Alegre, aos 31 anos. Na quinta-feira 13. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, foram realizadas 50 mil lipoaspirações em 1998. Desde que a técnica é usada no Brasil, há 20 anos, a lipo causou a morte de cinco pessoas.

James J. Humes, médico da Marinha americana que fez a autópsia do presidente John F. Kennedy. Em 1963, Humes manteve-se silencioso sobre a teoria de conspiração no assassinato de Kennedy. Em Ponte Vedra (EUA), aos 74 anos, de câncer. Humes morreu na quinta-feira 6 e sua morte foi divulgada na quarta-feira 12.

ANUNCIADA a indenização de US$ 5 milhões, pela Pprefeitura de Nova York, a uma presa americana (nome não divulgado) por danos morais. Ela foi obrigada a despir-se em uma revista realizada pelas guardas da prisão. São 63 mil pessoas que processam o governo dos EUA pela mesma situação. Em Nova York, na quarta-feira 12.

ELEITO o presidente da Itália, Carlo Azeglio Ciampi. O ex-ministro das Finanças foi responsável pela adesão da Itália à moeda comum européia. Ciampi, 78 anos, eleito em primeiro turno, é nome de consenso entre políticos da esquerda e da direita italianas. Em Roma, na quinta-feira 13.

Summers no Tesouro

Lawrence Summers foi indicado pela Casa Branca como secretário do Tesouro dos EUA, substituindo Robert Rubin que renunciou ao cargo na quarta-feira 12. Summers estudou no Massachussetts Institute of Techonology (MIT) e aos 28 anos foi o mais jovem professor da Universidade de Harvard. A troca de cadeiras traz uma mudança de estilos: Summers é mais duro. No Brasil, o porta-voz da Presidência afirmou que FHC e o novo secretário do Tesouro mantêm boas relações.

Morre o ilustrador da New Yorker

Saul Steinberg, desenhista romeno naturalizado americano, morreu aos 84 anos, na quarta-feira 12, em Nova York. Comparado aos mestres do pincel como Miró e Picasso, Steinberg será sempre lembrado como o célebre ilustrador da revista The New Yorker. Em 50 anos, foram 85 capas influenciadas pelo surrealismo, pela cultura pop americana e pela arte egípcia. Sua ilustração mais famosa é da cidade de Nova York em 1976. O jornal New York Times classificou-o de "arquiteto do discurso e dos sons".

  D E S T A Q U E

Gilberto Gil recebeu na quinta-feira 13 o seu troféu Grammy durante reapresentação de seu show Quanta em
São Paulo. Gil não compareceu à entrega do maior prêmio da indústria fonográfica americana em fevereiro, em Nova York. O disco premiado foi Quanta Live (Quanta Gente Veio Ver) na categoria world music. O cantor e compositor baiano cometeu uma pequena gafe. Disse no final do show: "Obrigado, Rio." O público era de São Paulo.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel