Medicina & Bem-estar

Viva Bem

Viva Bem

Charutos nocivos
O hábito de fumar charutos pode ser tão nocivo quanto o vício do cigarro. Estudo publicado nos Estados Unidos revelou que os fumantes de charuto têm um risco maior de perder dentes e morrer de câncer de garganta e de boca do que os não-fumantes. Além disso, eles provavelmente apresentam a mesma chance de ter câncer de pulmão e acidentes vasculares cerebrais (avcs), entre outros problemas, dos amantes do cigarro. Pior: quem fuma charuto também pode desenvolver mau hálito.

 

Solução nos sonhos
Quando se está preocupado com algum problema e o primeiro sonho da noite parece mais um pesadelo, é bom sinal. Médicos do Serviço de Distúrbios do Sono do St. Luke’s Centro Médico, nos Estados Unidos, afirmam que, nessas situações, sonhos ruins são um indicativo de que a mente está trabalhando para resolver o problema, com chance de resolvê-lo até o amanhecer.

 

Água contra câncer
Beber bastante água ajuda a diminuir o risco de câncer de bexiga. Pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos, acompanharam cerca de 48 mil homens durante dez anos e concluíram que aqueles que bebiam mais água (seis ou mais copos por dia) tiveram as chances de contrair câncer de bexiga reduzidas a 50%. Segundo os cientistas, o câncer de bexiga costuma ter início quando substâncias da urina irritam a parede do órgão e o cigarro é grande coadjuvante dessa irritação. A ingestão de água ajuda a limpar e remover essas substâncias da bexiga.

 

Depressão pós-parto em homens
Uma pesquisa realizada na Inglaterra mostrou que pelo menos um em cada dez homens sofre de depressão pós-parto. Os sintomas mais frequentes são cansaço, irritabilidade e perda de libido. Segundo Steve Jamieson, do Fórum de Saúde dos Homens, em Londres, os homens se sentem rejeitados pelas mulheres após o nascimento do filho e, diferentemente das mães, que estão diretamente envolvidas com a gestação, só se conscientizam de que vão ser pai no instante em que olham para o bebê.

 

Antibiótico para beber
A partir da próxima semana os brasileiros já poderão encontrar à venda nas farmácias um antibiótico contra doenças de inverno, como bronquite e dores de ouvido ou garganta, que em vez de ser deglutido inteiro pode ser diluído em água ou suco. A vantagem do Flemoxon, produzido pela Merck e feito à base de amoxicilina solúvel, é que essa nova apresentação proporciona uma absorção de 90% do medicamento contra os 50% registrados na apresentação anterior. E o remédio só precisa ser tomado de 12 em 12 horas. "Agora os pacientes não precisam mais acordar de madrugada para tomar o remédio, o que indica que a adesão ao tratamento será bem maior", explica o microbiologista Alexandre Adler.

 

Cereja combate inflamação
Alguma inflamação à vista? Coma cerejas. O conselho é de pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos. Eles descobriram que o composto responsável pela cor vermelha das cerejas também reduz as inflamações. Para se ter uma idéia, testes em laboratório mostraram que 20 cerejas manifestaram mais eficácia do que a aspirina na inibição do processo inflamatório.

 

POR CILENE PEREIRA E MARINA CARUSO

Veja também

+ Confira 4 dicas para descobrir se o mel é falsificado

+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"

+ MG: Pastor é preso por crime sexual e alega que caiu em tentação

+ App permite testar melhor design de sobrancelhas para você

+ Vídeo do TikTok com mulher sendo empurrada de ônibus viraliza; veja

+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev

+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por desconto de até 50% na parcela

+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel

+Vídeo mostra puma perseguindo um corredor em trilha nos EUA

+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago

+ 12 razões que podem fazer você menstruar duas vezes no mês

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?

+ Educar é mais importante do que colecionar