Na quinta-feira 29 de abril, ISTOÉ ganhou um prêmio muito importante. Das mãos de Viviane Senna, a presidente do Instituto Ayrton Senna, Domingo Alzugaray, presidente da Editora Três, recebeu o Grande Prêmio Ayrton Senna na categoria revista. E pelo segundo ano consecutivo.

Não se faz jornalismo para ganhar prêmios mas é muito bom ganhá-los. E os jornalistas de ISTOÉ só nos últimos três anos conquistaram muitos. Luciano Suassuna, Eumano Silva, Eduardo Marini, Daniel Stycer e Ronaldo Brasiliense foram honrados com três Prêmios Esso, dois deles em um só ano, fato inédito na história do Esso. Gilberto Nascimento, Alan Rodrigues, Max Pinto, Eduardo Marini e Guilherme Evelin receberam dois Prêmios Simón Bolívar. Sônia Filgueiras ganhou o Prêmio OK pela retumbante reportagem sobre a Pasta Rosa do Banco Econômico. Antes disso, em 1993, Mino Pedrosa, Augusto Fonseca e João Santana receberam o Esso pela reportagem "Testemunha chave", que mudou os rumos do País contando a história de Eriberto França, o motorista do ex-presidente Fernando Collor de Mello. Acrescentamos aqui um vasto et cetera, acompanhado por um pedido de perdão pela momentânea falta de modéstia.

O Ayrton Senna para nós é muito especial. Ele premia os jornalistas que mais contribuíram para a busca de soluções dos problemas relacionados à infância e à juventude carentes. E vem do Instituto Ayrton Senna, um exemplo a ser seguido. A linha editorial de ISTOÉ tem como um de seus alicerces apontar problemas e soluções nas áreas em que o governo não consegue, por inépcia ou vício genético, cumprir suas obrigações. Denunciar descalabros e garimpar experiências positivas são nossas funções primordiais. Exemplo disto é a reportagem de Rita Moraes, publicada nesta edição, que dá conta da implantação do método de ensino do educador romeno Reuven Feuerstein, no Estado da Bahia. Enche-nos de orgulho saber que Eraldo Tinoco, secretário de Educação baiano, conheceu o método do professor por uma reportagem da mesma Rita Moraes publicada em junho de 1998. E este orgulho dividimos com nossos leitores.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias