Medicina & Bem-estar

VIVA BEM

VIVA BEM

Células contra surdez

Pesquisadores da Universidade de Bristol, na Inglaterra, anunciaram que, dentro de cinco anos, poderá ser possível a realização de transplantes de células nervosas para auxiliar na recuperação da audição. O anúncio ocorreu depois do sucesso de experiências feitas com animais, que tiveram parte da audição de volta depois de receber uma injeção de células-tronco. Essas células são capazes de se transformar em qualquer outro tipo de célula. Por isso, substituem as lesadas, recuperando as funções perdidas.

Pele jovem

A linha Renew da Avon tem mais um item: o Renew Retroação, para rejuvenescer o rosto. O creme contém extratos vegetais e proteínas do leite e atua sobre as células envelhecidas da pele. Com o tratamento, diz o fabricante, elas recuperam o antigo ritmo de produção de substâncias químicas responsáveis pela vitalidade da epiderme, perdida com o tempo.

Criança ativa demais

Se você não sabe se seu filho é hiperativo ou desatento demais, a resposta pode estar no livro A criança com déficit de atenção e hiperatividade (Lemos Editorial). Escrito pelo neurologista Saul Cypel, a obra tem orientações sobre o diagnóstico, o tratamento e as consequências do problema. Seu custo: R$ 20.

Alternativa para próstata

Pesquisa americana mostrou que a quercetina, substância encontrada em maçãs, por exemplo, pode ser útil contra o câncer de próstata. Em testes, ela inibiu a ação dos androgênios (hormônios sexuais masculinos) sobre células tumorais do órgão. Por isso, acredita-se que ela possa interromper o crescimento dos tumores.

Cabelo

É normal em determinadas épocas o cabelo cair mais? É verdade que cortando na lua certa o cabelo cai menos e fica mais forte?
Maria de Lourdes Barcellos, Curitiba, Paraná

Em algumas épocas, o cabelo realmente cai mais. É um ciclo normal, de renovação capilar. Mas depois eles deixam de cair. Ou, pelo menos, o ritmo de queda diminui. Se os fios continuarem caindo, procure um dermatologista, pois pode estar havendo algum desequilíbrio hormonal ou stress, por exemplo. Tecnicamente, não há influência da lua sobre a força ou o brilho do cabelo.
Elaine Iamamoto, cabeleireira da Rede Soho, de São Paulo

Crista de galo

O que causa derrames cavitários, como o pleural e o pericárdico, além de pneumonia e bronquite? Que exames podem ser feitos para identificar a causa?
Elisa, Minas Gerais

O derrame cavitário é o acúmulo de líquido entre duas membranas que normalmente estão coladas, mas acabam separadas pelo líquido. O derrame é chamado pleural quando ocorre nas membranas do pulmão. O pericárdico se refere ao coração. A pneumonia pode ser uma das causas do problema, assim como tumores, processos inflamatórios e metabólicos (como acúmulo de ácido úrico ou sangue nas articulações). Bronquite não provoca derrames. Os exames que devem ser feitos incluem ressonância magnética, tomografia computadorizada e endoscopia.
Milton Glezer, clínico-geral do Hospital das Clínicas
de São Paulo