Os deficientes auditivos do Brasil podem contar com uma nova ge­ração de aparelhos que promete facilitar ainda mais sua interação com o mundo. Eles são modernos, discretos e carregados de sofisticação tecnológica. Um modelo que acaba de ser lançado possui um dispositivo chamado Icom. Ele permite conexão wireless (sem fio) com celulares, tevê e laptop. “O usuário pode atender o telefone sem precisar pegar o celular”, explica a fonoaudióloga Lia Hoshi, da empresa fabricante da novidade, a Phonak. “Basta acionar um botão de um pequeno aparelho que ele pode usar até pendurado no pescoço”, afirma. O Icom só faz a conexão se esses equipamentos possuírem tecnologia bluetooth.

Já o modelo Pure, da Siemens, que deverá chegar ao mercado no próximo mês, apresenta outro diferencial importante. Além de quase imperceptível, possui bluetooth que possibilita acesso a todos os aparelhos de áudio, mesmo àqueles que não tenham esse recurso disponibilizado. Isso significa que o som da tevê, MP3 ou celular é captado e direcionado para os aparelhos auditivos sem nenhum interferência de ruídos externos.

img1.jpg
SEM FIO Com o Icom, o usuário pode ouvir o som diretamente do laptop

Outras novidades que chegarão ao mercado em 2010 são os aparelhos pediátricos, também da Siemens. Esses modelos são personalizados, resistentes à água e possuem tecnologia de conexão sem fio. Eles também foram projetados especialmente para resistir a ações típicas de crianças: têm formato arredondado para evitar que machuquem os dentes e as gengivas dos pequenos, no caso de serem colocados na boca, e apresentam uma trava que impede que a criança retire e engula a bateria.

Essas inovações devem proporcionar mais qualidade de vida principalmente aos mais jovens. “Elas ajudam a promover maior aceitação, por essa população, das próprias limitações auditivas”, afirma o otorrinolaringologista Ektor Onishi, da Universidade Federal de São Paulo.

img2.jpg

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias