Governo
Rumo ao Nordeste

BOE-ABRE-IE.jpg

Por ordem da presidenta Dilma Rousseff, técnicos de vários ministérios trabalham na elaboração de medidas destinadas a melhorar as condições de quem vive e produz no semiárido – 11% do território brasileiro, abrangendo oito Estados do Nordeste e Minas Gerais. A presidenta visitará cidades da região nos próximos dias. Não quer subir no palanque com um discurso vazio e de mãos abanando.

Judiciário 1
Virou o jogo

A novela de uma execução judicial contra o Banco do Nordeste no TJ do Rio de Janeiro, noticiada aqui em 29 de maio, continua com capítulos dantescos. A protagonista da última cena foi Katia Torres, juíza da 30ª Vara Cível. Eis o seu despacho na ação: “Em consulta ao sistema Bacen-Jud, face à insuficiência de fundos, deve a exequente indicar bens passíveis de constrição judicial, no prazo de 10 dias, sob pena de extinção e/ou arquivamento.” Xeque-mate na autora Alexandra Foch-Arigony.

Judiciário 2
Contra a lei

A trama reside no condenado por dano moral deixar de indenizar a consumidora e manobrar para frustrar a execução. Enquanto isso, o BNB esconde ativos e o BC finge não ver o crime de responsabilidade. Se Kafka estivesse vivo, teria um material e tanto para um novo “O processo”.

OEA
De volta a Washington

BOE-05-IE.jpg

A eleição do ex-ministro Paulo Vannuchi para a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, no início de junho, tem o significado de uma declaração de paz entre o governo Dilma Rousseff e o organismo internacional. No Itamaraty são muitos os comentários de que a presidenta enviará um embaixador para a OEA até dezembro. A cadeira está vaga há dois anos.

Gente
Sem sorrir

Pessoas que conversaram com Ricardo Teixeira há pouco  afirmam que o ex-presidente da CBF está muito cabisbaixo. Exilado em Miami, ele reclama de ter sido abandonado por velhos amigos e de que nem sequer foi convidado para a Copa das Confederações. Teixeira acha que se não fosse o empenho dele o Brasil dificilmente abrigaria o Mundial da Fifa, em 2014.

Medicina
Boa largada

Inaugurado em janeiro, o Instituto do Fígado da Beneficência Portuguesa de São Paulo caminha sem titubear. Em cinco meses, fez 32 transplantes do órgão – 90% pelo SUS. Ficou em segundo lugar nesse tipo de procedimento, colado no Hospital das Clínicas (34). No período, incluiu 88 pacientes em lista de espera, contra 109 do HC. A meta para 2013 é realizar 90 transplantes na Beneficência.

Propaganda
Verba para gastar

BOE-04-IE.jpg

É intensa a disputa pelos serviços de publicidade do MEC. Com o ministro Aloizio Mercadante se aquecendo para disputar uma eleição em 2014, as agências acham que não faltará trabalho daqui em diante. A apresentação de propostas será no dia 7 de julho. A conta de R$ 61 milhões é considerada uma das cinco melhores do governo federal.

STF
Paz no plenário

BOE-03-IE.jpg

A Associação dos Magistrados Brasileiros, a OAB e a Associação dos Procuradores do Estado do Rio ratearam a conta de R$ 75 mil do coquetel ao jurista Luis Roberto Barroso, que no dia 26 toma posse no STF. A revelação do custo e a festa modesta foram exigências do homenageado. O governador Sérgio Cabral ofereceu a toga, mas a tradição é o STF doá-la.

Política
Jogo aberto

BOE-02-IE.jpg

“A eleição presidencial de 2014 não está definida.” A frase que faz sorrir pré-candidatos ao Planalto como Aécio Neves, Marina Silva e Eduardo Campos é de Ricardo Guedes, do instituto Sensus, especialista em análises políticas e avaliação de tendências do eleitorado. Segundo ele, o decréscimo no poder de compra da população afetou e continuará influindo na imagem do governo. “O PIB de 1% e a inflação em 6% em 2012, que se repetem este ano, já levaram muitos brasileiros de volta à linha da pobreza”.

Petróleo
Erro zero

O Inmetro e a ANP vão submeter à consulta pública nos próximos dias as novas especificações dos medidores que controlam o fluxo de óleo e gás que sai dos poços de petróleo. A precisão técnica dos equipamentos é vital. Seus dados norteiam o cálculo de quanto cabe a cada município no rateio dos royalties do petróleo.

Agricultura
Só no dia

A Agência Mundial Antidoping recebeu cerca de duas mil sugestões de governos, agora que vai atualizar o seu código de substâncias proibidas, que traz penas para quem desobedecer às normas. Muitos países estão contra a suspensão de atletas que fumarem maconha até a véspera de uma competição oficial. O Brasil já deu suas contribuições. O martelo será batido em novembro, no congresso da entidade, na África do Sul. 

Bebida
Racha na pinga

Relator do Projeto de Lei 1.187, tramitando na Comissão de Agricultura da Câmara e que trata da produção de cachaça, o deputado federal Jairo Ataíde (DEM-MG) propôs a classificação da bebida em artesanal ou industrial e informada no rótulo. Apesar de ter base eleitoral na mineira Montes Claros, conhecida por seus alambiques, o político desagradou aos empresários do setor, para quem a ideia é pouco lógica e desnecessária.

Esporte
Com fé

Pegando carona na Copa das Confederações, o Movimento Joga Limpo, da Sociedade Bíblica do Brasil, promoverá nos arredores dos estádios ações de evangelização. Fiéis cristãos entregarão kits aos torcedores, enfatizando como as escrituras podem gerar atitudes positivas no esporte – e fora dele.

MPB
Cantora misteriosa

BOE-W-IE.jpg

Depois do imenso sucesso com “Recanto” – CD e DVD que há um ano e meio roda o Brasil e o mundo – Gal Costa faz mistério sobre o que montará para 2014. Os mais chegados garantem que, como o atual projeto é composto somente por músicas inéditas, a musa baiana se dedicará a lançar tributo a um compositor consagrado. O nome dele? Segredo trancado a sete chaves.

Futebol
Cartão vermelho

Presidente do Sport Club do Recife, o empresário Luciano Bivar será julgado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva, na quinta-feira 20, em Fortaleza. Deve ser punido. Chamou os auditores do STJD de “analfabetos” e não provou a acusação de que ex-dirigentes da CBF convocaram jogadores em troca de propina. Bivar pode ficar proibido de entrar em estádios até 2014.

Fotos: Marcos Alves / Agencia O Globo; Paulo H. arvalho/CB/D.A Press0; Marlene Bergamo / Folhapress e antonio cruz, valter campanato e marcello casal / abr