O inverno acabou e com isso está decretado o fim das cores escuras e pesadas. A moda agora pede algo leve e discreto, mas nada apagado. Ao contrário. No próximo verão é preciso, literalmente, brilhar. Por isso, a indústria de cosméticos está lançando quase todas as suas maquiagens com algum tipo de brilho. Esmaltes com glitter (purpurina), sombras prateadas e batons cintilantes estão com tudo nesse fim de milênio e prometem fazer a cabeça, ou melhor, o rosto das mulheres. “A maquiagem brilhante já existe há um ano no Brasil, e chegou para ficar”, diz Marcelo Hicho, maquiador da Rede Globo, no Rio de Janeiro. Para o especia-lista, essa é uma tendência resgatada dos anos 70, mas que tem muito a ver com o look cibernético do final do século. “A virada do milênio pede uma maquiagem meio futurista, quase andróide, por isso os tons metálicos”, diz Hicho.

As griffes Chanel, Clarins, CotyGirl e Natura parecem ter mesmo adotado o brilho como lema. Na coleção primavera-verão deste ano, todas elas lançam mão de uma infinidade de maquiagens brilhantes, com preços dos mais variados. Nessa coleção, os tons cintilantes também estão com força total, principalmente para quem quer brilhar, mas sem exageros. “Afinal, o Sol brilha tanto que só ele basta”, alerta o maquiador e cabeleireiro André Claret, do Studio W, em São Paulo. Ou seja, brilhar é importante e está ‘na crista da onda’, mas não dá para sair em plena luz do dia reluzindo feito ouro. “É preciso saber sempre o que usar e onde”, diz o maquiador. Ele ainda aproveita para dar umas dicas: “Durante o dia, dê preferência para o brilho dos olhos. Capriche no rímel e nas sombras com brilho, mas evite carregar a boca com batons fortes.”

Se o dia pede suavidade, a noite, por outro lado, esbanja extravagância. À luz do luar, o rosto deve mostrar bastante personalidade, chamar a atenção e passar um ‘look’ perigoso. Nessa hora os batons não só podem como devem aparecer. Por esse motivo é que o gloss (espécie de brilho para os lábios que se passa com pincel) é mais usado à noite. “Jogar o gloss por cima de um batom mais forte deixa a boca com brilho, cor e dá um efeito molhado interessante”, explica Hélio Sassaki, consultor de beleza do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de São Paulo. Mesmo assim, é preciso cuidado na hora de se pintar. Cada pele tem um tom ideal de maquiagem e isso deve ser respeitado na hora da produção. “Mulheres loiras ficam melhores com tons dourados enquanto as morenas devem escolher brilhos mais para o prateado”, alerta Sassaki.

Mas o rosto não é o único alvo das maquiagens. Atingir as mãos e os pés do público feminino também fazem parte do plano de metas. A Chanel foi uma das marcas que saíram na frente nessa empreitada. Aproveitando a tendência do brilho no final deste século e a permanência do glitter há pelo menos três estações, a empresa está lançando na nova coleção um creme com purpurina para os pés. Afinal, eles esperam tanto tempo em sapatos apertados e meias sufocantes que quando, pela primeira vez no ano podem ficar à mostra, têm mais é que brilhar. A CotyGirl também aposta no glitter, só que nas mãos. Esmaltes com purpurina – prateada ou transparente – estão na nova coleção da griffe e prometem fazer sucesso. Já a Natura preferiu investir nos esmaltes perolados com cores leves e brilho suave, bem de acordo com a discrição da estação.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias