Medicina & Bem-estar

Viva Bem

Viva Bem


A causa da enxaqueca
Uma nova descoberta pode mudar o tratamento da enxaqueca. Cientistas da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, constataram que a causa do problema pode ser uma inflamação nas meninges – camadas que protegem o cérebro de pequenas agressões – e não a constrição ou inchaço dos vasos sanguíneos da parte posterior do órgão, como sempre se imaginou. A descoberta foi feita com a ajuda de duas pacientes. Durante suas crises, elas foram submetidas a exames cerebrais que mostraram a associação entre uma inflamação nas meninges e a ocorrência do problema.

 

O peso do leite
Tomar leite e comer seus derivados pode ajudar as mulheres a não engordar. É o que indica uma pesquisa feita na Universidade de Purdue, nos Estados Unidos. No trabalho, mulheres que consumiram diariamente um mínimo de 800 miligramas de cálcio, proveniente de laticínios, mantiveram o peso e ficaram sem ganhar indesejados quilinhos a mais. Para se ter uma idéia, um copo de leite contém cerca de 250 miligramas de cálcio. O efeito dele, no entanto, só valeu para as mulheres de 18 a 30 anos de idade que seguiam uma dieta de até 1,9 mil calorias por dia.

 

Vacina para o colesterol
Cientistas americanos desenvolveram uma vacina que aumentou em 35% a quantidade do bom colesterol (HDL) em animais. O HDL ajuda a limpar as paredes das artérias, impedindo o acúmulo de gordura. Por isso, a vacina reduziu em 40% o depósito de gordura nos vasos sanguíneos. É uma boa notícia para a prevenção da aterosclerose (entupimento das artérias causado pelo acúmulo de gordura), um dos principais fatores de risco das doenças do sistema cardiovascular.

 

Dupla depressão
A falta de dinheiro pode ser pior para a saúde do que a morte de algum ente querido. A conclusão é de um estudo realizado na Inglaterra. Foram entrevistadas 1.069 pessoas e verificou-se que 88% delas tinha depressão por causa das dificuldades financeiras. As outras causas do sofrimento foram: morte ou doenças na família e problemas com o casamento.

 

Fim da rejeição
Acaba de chegar ao Brasil um novo medicamento para evitar a rejeição em casos de transplantes de rim e fígado. Trata-se do Prograf, do Lab. Janssen Cilag. A vantagem do remédio é que poderá ser usado em transplantados que não se adaptaram com a ciclosporina, única droga que existia até agora para prevenir a rejeição de órgãos após o transplante.

 

Amamentação segura
Mães fumantes que desejam amamentar devem ficar atentas. Um estudo publicado no American Journal of Public Health mostra que bebês amamentados por mães que fumam são tão expostos aos malefícios do cigarro quanto um fumante passivo adulto. Por isso, para as mulheres que não conseguem deixar o vício, a recomendação é de que, depois de um cigarro, ela espere pelo menos uma hora para amamentar seu filho.


Saiba mais
+ Morre a atriz Noemi Gerbelli, a diretora Olívia da novela 'Carrossel', aos 68 anos
+ Modelo brasileiro se casa com nove mulheres e vira notícia internacional
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Receita simples e rápida de asinhas de frango com molho picante
+ Conheça o suco que aumenta a longevidade e reduz o colesterol
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Vídeo de jacaré surfando em Floripa viraliza na internet
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais