C I Ê N C I A
Pelos olhos do gato
A notícia é impressionante e promete muita controvérsia. Cientistas da Universidade da Califórnia anunciaram no último dia 11 que conseguiram ligar o cérebro de um gato a um computador e, assim, projetaram na tela as imagens que os olhos do animal estavam enxergando. O que parece ter saído de um filme de ficção científica se tornou realidade graças a eletrodos (fios elétricos de grande sensibilidade) que foram presos a 177 células da região do tálamo do cérebro do gato. Assim como nos seres humanos, o tálamo do felino está conectado diretamente aos nervos óticos que captam as imagens que ele está enxergando. Cada célula responde a certas características do campo de visão. Algumas ficam sensibilizadas por linhas e ângulos. Outras, por cantos e sombras. E assim por diante. Sensibilizada, cada célula envia um código específico de informação ao tálamo, que os interpreta reconstruindo a imagem que entra pelos olhos. O que os pesquisadores conseguiram foi desviar esse fluxo de códigos para o computador, que, fazendo às vezes de um tálamo bem primitivo, reconstruiu as imagens usando uma técnica chamada “decodificação linear”. Tal vitória, embora ainda não avaliada em todas as suas possíveis consequências, pode certamente ajudar a ciência a entender como as imagens são interpretadas e registradas nos cérebros, inclusive nos humanos. Poderá também melhorar muito o controle de membros e órgãos artificiais. Sem contar a projeção mais inacreditável: um dia, já se imagina, poderemos vir a controlar eletrodomésticos só com a força do pensamento. Uau!

T E C N O L O G I A
Geladeira fonada Geladeira fonada Duas das maiores multinacionais da Suécia, uma de eletrodomésticos (Electrolux) e a outra de telecomunicações (Ericsson), decidiram unir capacidade tecnológica para produzir eletrodomésticos que irão funcionar em rede e via Internet. A nova empresa, ainda sem nome, irá produzir dentro de um ano, eletrodomésticos tipo “plugue e use”, literalmente. Como uma geladeira, que avisará o usuário quais produtos já passaram da validade ou acabaram. Basta que se defina quais você quer comprar para que o pedido siga imediatamente ao supermercado. “O que torna essa cooperação interessante é que as tecnologias já existem”, declarou o presidente da Ericsson, Kurt Hellström. “Basta juntá-las.”

I N T E R N E T
Um trombone para sua boca
Opinar sobre qualquer assunto é um direito garantido pela Carta da ONU e pelas constituições de todos os países democráticos. Pensando assim, André Vellozo Luz, diretor da Taos Editora, decidiu abrir um site na Internet que estimula a troca de opiniões sobre notícias veiculadas pelos principais órgãos de imprensa brasileiros. Funciona assim: no www. newsware.com.br você tem acesso às manchetes, títulos e ao primeiro parágrafo das notícias do dia; a partir daí, você pode opinar sobre cada assunto, escrevendo suas idéias. “O personagem da notícia, por sua vez, pode também exercer o direito de resposta”, explica André. Então, a partir desta sexta-feira 15, quem quiser expor suas idéias estará ao lado de algumas figuras importantes da sociedade, que ainda são segredo. “São formadores de opinião que querem estimular o debate nacional”, garante André.