Comportamento

Datas

Datas

A rendição dos líbios

Na segunda-feira 5, a Líbia entregou os dois acusados de serem os autores do atentado a bomba contra um avião da Pan American que caiu em Lockerbie (Escócia) em 1988, matando 270 pessoas. Os supostos agentes secretos Abdel Basset al – Megrahi (acima à esq.) e Lamen Khalifa Fhimah serão julgados num tribunal na base aérea de Camp Zeist (Holanda), que é território americano e está agora sob jurisdição escocesa. Se forem julgados culpados, os líbios acusados de conspiração e violação das leis internacionais deverão cumprir pena em uma prisão na Escócia. A resposta da ONU ao gesto de Trípoli foi rápida: foram suspensas as sanções contra a Líbia que duraram sete anos.

Visita da Nigéria

O presidente Fernando Henrique e a primeira-dama Ruth Cardoso receberam na segunda-feira 5 no Palácio da Alvorada, em Brasília, o presidente nigeriano, Olusegun Osabanjo, o primeiro chefe de Estado eleito depois de uma ditadura militar de 15 anos.

RESGATE NA PEDRA DA GÁVEA

 

O contador uruguaio German Ott Azevedo, 49 anos, foi resgatado na segunda-feira 5, no Rio de Janeiro, depois de ter passado mais de doze horas perdido na Pedra da Gávea, após um vôo frustrado de parapente. Azevedo saltou da Pedra Bonita, em São Conrado, na tarde do domingo 6, contrariando os avisos sobre as péssimas condições do tempo, chocando-se contra um paredão. Os policiais civis o encontraram abrigado numa fenda. Azevedo estava com o tornozelo, os dois joelhos e um dente quebrados.

MORRERAM

o presidente do Níger Ibrahim Bere Mainassara. Ele sofreu um atentado no aeroporto da capital Niamei. Mainassara assumiu o poder em 1996. Na sexta-feira 9.

O editor italiano Giulio Einaudi. Era considerado um dos grandes editores da esquerda na Itália por dar preferência às obras marxistas. Aos 87 anos, de infarto, em Roma (Itália). Na segunda-feira 5.

– O estilista Ney Barrocas. Ao lado de Denner e Clodovil, ele foi um dos primeiros profissionais da moda da geração moderna. Seu atelier de alta-costura foi inaugurado em 1968. Barrocas morreu aos 60 anos, no dia 31 de março, no Rio de Janeiro, de câncer e sua morte foi anunciada na terça-feira 6.

ANUNCIADAS

a agenda do presidente Fernando Henrique no Exterior. FHC chega no dia 16 de abril em Portugal, onde fica até o dia 18. Na segunda-feira 19, o presidente parte para Londres.

– A saída do jornalista Fernando Vanucci da Rede Globo. Ele apresentará o Show do Esporte a partir do dia 18 na Rede Bandeirantes. O apresentador foi advertido pela Globo por ter mastigado um sanduíche quando apresentava o Esporte Espetacular. Na quinta-feira 8.

D E S T A Q U E S

– A advogada paulista Valdessara Bertolino recebeu na quarta-feira 7 a Medalha dos Direitos Humanos pela assistência jurídica que presta em ônibus e trens de São Paulo. Valdessara atende gratuitamente há cinco anos pessoas com problemas trabalhistas.

– Mike Tyson que está preso na penitenciária de Rockville (EUA) assinou na quarta-feira 7 um contrato com a gravadora de hip-hop Def Jam. O pugilista terá o seu próprio selo, Tyson Records, que divulgará novos talentos do rap. Tyson também irá promover shows e eventos musicais nas metrópoles americanas

– O cineasta carioca Aluísio Abranches foi convidado a levar seu filme Um Copo de Cólera para os Festivais de San Sebastian (Espanha), Seattle (EUA), Roterdã (Holanda), Amiens (França) e Cuba. O filme baseado no livro do escritor Raduan Nassar tem estréia prevista para o dia 30 de abril no Brasil.