Foi com um palavrão amplamente usado na internet em situações triunfantes (“fuck yeah”) que o americano David Karp tornou pública a venda de sua própria rede social, o Tumblr, para o gigante da tecnologia Yahoo!, na segunda-feira 20. Fundada em 2007, quando Karp tinha apenas 21 anos, a rede de blogs custou US$ 1,1 bilhão – 85 vezes o tamanho de seu faturamento. Karp soube desde cedo que seu caminho inevitável era ser mais um gênio da internet. Aos 14 anos, largou a escola para se dedicar integralmente aos computadores e nunca chegou a completar o equivalente ao ensino médio. Aos 17, morou no Japão para desenvolver habilidades na área tecnológica. Hoje em dia, mora em Nova York e vai de casa ao escritório em uma de suas três motos. À revista “Forbes”, disse que não tem nenhum livro em casa.

IEpag88Economia.jpg

O interesse do Yahoo! na rede social faz parte de um processo de rejuvenescimento da marca. A força do Tumblr está justamente na deficiência de seu comprador. Entre os 20 sites mais visitados do mundo todo, o Tumblr é, segundo a consultoria PrivCo, muito popular entre jovens de 12 a 25 anos – mais popular até que o Facebook nessa faixa etária. O impacto do negócio na audiência do Yahoo! será um aumento de 50%, impulsionando o total de visitantes do portal para 1 bilhão por mês. O Tumblr também agregará, de uma só vez, 50 bilhões de posts à rede do Yahoo!.

Para justificar o investimento, as duas empresas terão que trabalhar para aumentar o faturamento do Tumblr, que – por escolha de Karp – é livre de anúncios. Em conversa com investidores, Marissa Mayer, presidente do Yahoo!, disse não esperar que o Tumblr contribua com a receita do grupo até o próximo ano. Para analistas, isso pode demorar ainda mais, a começar pela pornografia, um provável empecilho. A PrivCo estima que uma a cada seis páginas do Tumblr apresente algum tipo de “conteúdo adulto”. “Esse ambiente livre do Tumblr é o que em parte atraiu uma audiência jovem num ritmo incrivelmente rápido”, disse, em relatório, Sam Hamadeh, presidente da consultoria. A operação do site deve continuar sob a direção de Karp, num escritório em Nova York.

01.jpg

Marissa conduziu as negociações com Karp durante um mês. Ela também esteve por trás da bem-sucedida aquisição do YouTube por US$ 1,6 bilhão quando ainda trabalhava para o Google, há sete anos. “Marissa Mayer tem feito um ótimo trabalho em focar nos pontos fortes do Yahoo!, como os serviços de notícias e e-mail”, disse à ISTOÉ Seth Shafer, analista da consultoria SNL Kagan. “A compra do Tumblr mostra que ela não tem medo de assumir riscos.”