Agronegócio

3 Tentos: investimentos em fábrica e lojas em MT somarão R$ 700 mi até 2025

São Paulo, 24 – A gaúcha 3tentos, que atua no varejo de insumos agrícolas, comercialização de grãos e industrialização, deve somar até 2025 investimento de R$ 700 milhões no Estado de Mato Grosso. Parte dos recursos está sendo aplicada na construção de sua nova planta industrial, no município de Vera, a primeira da companhia fora do Rio Grande do Sul, cuja obra já está 50% concluída. A área terá silos para estocar grãos originados, unidade de processamento de soja e de produção de biodiesel e um centro de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PDI). Hoje, a fábrica gera 600 postos de trabalho na região e quando estiver operando, a partir do segundo semestre de 2023, vai gerar cerca de 300 empregos diretos, conforme nota da companhia.

Os investimentos em Mato Grosso também abrangem o plano de abrir oito lojas na região da BR-163. Três já foram inauguradas: uma em Sinop, em 2021, e as outras duas em Sorriso e Matupá, neste ano.


A fábrica da 3tentos em Vera está sendo erguida em um terreno de 890 mil metros quadrados (89 hectares) às margens da BR-163 no entroncamento com a rodovia MT-225. Em junho, a unidade começará a receber milho segunda safra originado na região. Já no segundo semestre do ano que vem, iniciará a operação com o processamento de 2,5 mil toneladas por dia de soja, de uma capacidade total de 4 mil toneladas/dia. O farelo de soja produzido será destinado aos mercados interno e externo – nesse caso, à Europa.

A planta terá também produção de cerca de 1 milhão de litros diários de biodiesel de soja, destinados ao mercado interno. Com a expansão para Mato Grosso, a atual produção da 3tentos para farelo de soja aumentará em cerca de 50%, e para o biodiesel dobrará o volume. O local será autossuficiente em energia elétrica, com a instalação de um sistema de cogeração de energia a partir de biomassa que terá capacidade mínima de 5 megawatts-hora (MWh) e poderá alcançar 10 MWh.

“Continuamos em ritmo acelerado de expansão em Mato Grosso e consolidação no Rio Grande do Sul. O investimento em Mato Grosso é o maior da 3tentos em um único projeto”, disse no comunicado o CEO da 3tentos, Luiz Osório Dumoncel. “Vemos uma curva ainda acentuada de crescimento nos próximos anos. O Estado sempre foi grande exportador de matéria-prima e, agora, a 3tentos agrega valor a essas exportações, transformando a soja e oferecendo boas e inovadoras soluções para o produtor rural”, continuou.

A 3tentos tem sede em Santa Bárbara do Sul (RS) e dois parques industriais no Estado, em Ijuí e Cruz Alta. Conta também com uma área de 52 hectares dedicada à pesquisa e inovação. Desde 2013, possui um centro logístico de fertilizantes e uma indústria de extração de óleo de soja, produzindo farelo e óleo degomado em Ijuí. Em 2014, começou a produzir biodiesel e em 2019, inaugurou uma planta de extração de óleo e farelo de soja em Cruz Alta.