As rainhas da Jordânia
No domingo 21 o novo rei da Jordânia, Abdullah, aclamou sua mulher, Raina, como rainha no Palácio Real de Amã. Como a viúva do rei Hussein, a rainha Noor, continua com seu título, o país passou a ter duas rainhas. Elas são amigas e têm em comum diplomas universitários e uma visão moderna da mulher muçulmana, com idéias progressistas, como a emancipação feminina e a luta contra a violência doméstica. O rei Abdullah foi criticado por nomear Raina antes do fim do luto de 90 dias de seu pai (morto em 7 de fevereiro).

Boesak na cadeia

 


O pastor anglicano sul-africano Allan Boesak foi condenado a seis anos de prisão na quarta-feira 24. Boesak, que teve a condenação decretada pela Corte Suprema da Cidade do Cabo, é acusado de desviar dinheiro nos anos 80 da fundação que leva seu nome. Ele ficou conhecido internacionalmente como um dos líderes do Congresso Nacional Africano de Nelson Mandela.

Um italiano na EU

 

Romano Prodi, ex-primeiro ministro italiano, foi eleito presidente da comissão da União Européia na quarta-feira 24. A comissão está em crise com a renúncia de 20 de seus membros, acusados de nepotismo e desvio de verbas. Em Berlim, onde foi realizada a eleição, Prodi afirmou que pretende promover uma reforma na comissão.

Dr. Eutanásia condenado

 

O médico americano Jack Kevorkian foi condenado na sexta-feira 26 por assassinato de segundo grau. Kevorkian aplicou uma injeção letal em Thomas Yourk no programa ao vivo de televisão 60 Minutes da CBS. O médico é chamado de dr. Eutanásia porque induziu à morte 130 pacientes em fase terminal. A pena de prisão será decidida no dia 14 de abril pelo tribunal de Oakland (EUA).

 

APROVADA

pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara a cassação do deputado Talvane Albuquerque por quebra de decoro parlamentar. Ele é acusado de ser o autor intelectual do assassinato da deputada Ceci Cunha. Talvane estava como suplente da própria Ceci. Em Brasília, na quinta-feira 25.

MORRERAM

 

Carlos Alberto Farias, piloto. Ele sofreu um acidente na competição da Liga Autônoma de Pilotos de Kart. A sua morte abriu uma polêmica sobre a segurança das corridas promovidas pelas ligas. No Rio de Janeiro, aos 39 anos. No domingo 21.

Jean Guitton, filósofo francês. Considerado o mais importante filósofo católico do século, foi o único leigo a tomar parte do Concílio Vaticano II (1962-1965). Publicou oito livros, entre eles Um século, uma vida. Guitton foi conselheiro do presidente François Mitterand. Em Paris, aos 98 anos, de causa desconhecida. No domingo 21.

O ator americano David Strickland. Ele foi encontrado enforcado em um lençol no hotel Oasis. A polícia investiga a hipótese de suicídio. Strickland contracenou com Sandra Bullock no filme Forças da natureza. Em Las Vegas, aos 29 anos. Na segunda-feira 22.