Medicina & Bem-estar

Viva Bem

Viva Bem


Casal saúde
É mais fácil mudar o estilo de vida em dupla. Um estudo inglês mostrou que homens de meia-idade que precisam controlar os fatores de risco para doenças cardíacas como fumo, obesidade, pressão arterial, colesterol e glicose conseguem mais êxito quando suas parceiras também adotam hábitos saudáveis. A pesquisa acompanhou 1.477 casais durante um ano e reforçou que o apoio do parceiro, nesse caso, é um incentivo para mudanças positivas.

 

Hormônio contra impotência
Um hormônio existente no corpo humano, o dehydroepiandrosterona (DHEA), pode ser uma alternativa contra impotência. Cientistas austríacos mostraram que o hormônio sintetizado melhora a ereção em 16 semanas. Eles desconhecem o mecanismo de ação, mas vão continuar a estudar a substância, que não tem efeitos colaterais.

 

O sapato certo
A causa de problemas crônicos de coluna pode estar no passo. Pesquisadores americanos mostraram que usar sapatos incorretos – que interferem no andar, como os de salto muito alto – pode prejudicar o andar e, consequentemente, a coluna. Portanto, se aparecer uma dor nas costas e persistir, olhe para baixo e veja se o sapato não está incomodando.

 

Gordura infantil
Crianças que emagrecem muito antes de completarem cinco anos têm duas vezes mais chances de se tornarem adultos obesos. É o que diz um estudo divulgado pela Associação Americana de Pediatria. Depois de um ano, a criança começa a perder peso, mas se chegar ao Rebote da Adiposidade – ponto em que é mais magra – antes de seu quinto aniversário, a tendência é começar a engordar novamente. A genética pode determinar o problema, mas os pais podem prejudicar se forçarem o filho a comer demais.

 

Amendoim e alergia
Uma vacina contra alergia a amendoim teve êxito em animais. O estudo é de cientistas da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos. O amendoim é um dos alimentos que mais causam alergia.

 

Vitamina para mulheres
Mulheres que passaram da menopausa podem reduzir o risco de problemas cardiovasculares se ingerirem alimentos ricos em vitamina E – como nozes, óleos vegetais, grãos integrais e germe de trigo. Um estudo americano mostrou que alimentos ricos em vitamina E agem como um antioxidante e combatem o LDL ("mau’’ colesterol). O LDL oxidado pode prejudicar as veias sanguíneas e causar arterioesclerose. O mesmo benefício não foi conseguido com suplementos vitamínicos.

 

Mães sedentárias
O nível de atividade física cai 20% entre as mulheres depois que elas se tornam mães, afirma uma pesquisa apresentada pela American Heart Association. Elas despendem mais tempo com os bebês do que os pais por uma questão cultural e porque desejam ficar perto dos filhos. No entanto, a prática de exercícios pela mãe serve de modelo para o filho.

POR CARLA GULLO


Saiba mais
+ Morre a atriz Noemi Gerbelli, a diretora Olívia da novela 'Carrossel', aos 68 anos
+ Modelo brasileiro se casa com nove mulheres e vira notícia internacional
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Receita simples e rápida de asinhas de frango com molho picante
+ Conheça o suco que aumenta a longevidade e reduz o colesterol
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Vídeo de jacaré surfando em Floripa viraliza na internet
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais