FHC irritado com o PMDB
O presidente Fernando Henrique pediu ao ministro da Fazenda, Pedro Malan, e ao presidente do Banco Central, Armínio Fraga, que evitem entrar na polêmica sobre a CPI do Sistema Financeiro proposta pelo PMDB. Primeiro, porque FHC quer evitar o carimbo de que é ele quem está encobrindo a apuração de eventuais falcatruas. Depois, porque identificou no gesto dos peemedebistas o desejo de bater de frente com Malan e companhia, e o governo não quer dar esse gostinho à turma. Nessa altura do campeonato, uma briga entre o PMDB e a equipe econômica só melhoraria a imagem do partido junto à opinião pública. E ainda serviria de base para os discursos nas eleições municipais de 2000 e, quiçá, nas presidenciais de 2002. Uma estratégia que só aumenta a irritação do presidente com os aliados.

 

Mais cadeia para Jorgina
O governo brasileiro está pedindo à Costa Rica a ampliação da extradição de Jorgina de Freitas Fernandes. Presa naquele país, a advogada foi extraditada para o Brasil depois de um acordo entre os dois governos segundo o qual ela só poderia ser julgada aqui na ação penal por desvios de recursos da Previdência, o que dá um máximo de 14 anos de cadeia. Com a ampliação da extradição, ela poderá ser julgada por formação de quadrilha, peculato, falsidade ideológica, enfim uma série de crimes que podem triplicar suas penas.

 

Agora vai!
O projeto que autoriza a participação de capital estrangeiro nas empresas de comunicação virou menina dos olhos dos partidos. PMDB, PFL e PSDB estão travando uma queda-de-braço na disputa pela relatoria e pela presidência da comissão que vai analisar o texto. Na briga pelo cargo de relator, saiu na frente o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

 

Guerra das cervejas
O lobby das cervejarias está a mil por hora em Brasília. O objetivo é derrubar uma emenda apresentada pelo líder do PL na Câmara, Valdemar Costa Neto (SP), a Medida Provisória 1.814. Costa Neto quer incluir as cervejas entre as bebidas alcoólicas com restrições à propaganda nos meios de comunicação. A coordenação de Saúde Mental do Ministério da Saúde, subordinada ao ministro José Serra, faz coro com o deputado e defende as restrições para bebidas com teor alcoólico inferior a 13 graus GL, que é o caso das cervejas.

 

R Á P I D A S

A Receita concluiu os primeiros autos de infração da história contra sonegadores do Imposto Territorial Rural (ITR). Apenas 30 das ações levantadas pelo Incra renderão R$ 26 milhões aos cofres públicos.

O ministro Eliseu Padilha está querendo tomar o lugar de Moreira Franco na presidência do Instituto Teotônio Vilela, órgão do PMDB que vai coordenar as candidaturas do partido nas eleições municipais.

Raul Jungmann, ministro da Reforma Agrária, afirma que o prefeito de Curianópolis (PA) é quem está por trás da dissidência dos sem-terra na região. Para superfaturar suas próprias fazendas.