Cozinha plugada

Fazer comida checando os e-mails no eletrodoméstico é um cenário cada dia mais próximo da realidade. Há dois anos a NCR desenvolve um forno de microondas com chip e tela sensível ao toque onde se pode consultar o saldo bancário, ver tevê, conferir uma receita ou fazer as compras do mês no mercado virtual. A novidade agora são as geladeiras conectadas à rede, que devem chegar ao mercado ainda este ano. A primeira delas foi a Screenfridge, da Electrolux, com tela sensível ao toque, acesso à rede e câmera de vídeo embutida. A coreana LG Electronics produziu a Side by Side, que tem na porta uma tela para navegar na Internet ou assistir à tevê. A brasileira Informatel conectou uma geladeira a um computador Pentium II com disco de 2 gigabytes e 32 megabytes de memória. Em comum, os refrigeradores têm um leitor de código de barras na porta. É assim que o eletrodoméstico “sabe” cada produto que sai da geladeira, para em seguida ser catalogado e somado à lista de compras. Um modelo desses não sairá por menos de US$ 10 mil.

Busca de nomes

Dentro de seis meses, talvez mais, os endereços eletrônicos vão mudar. Há um congestionamento mundial de nomes .com e .net, o que estimula o comércio paralelo. Além das duas letras que identificam o país, haverá sufixos como travel (viagem), shop (comércio) ou museum. Os novos domínios serão também acatados no Brasil, onde há opções como o adv, para profissionais e empresas de advocacia, eng, para engenharia, esp, de esportes e o bizarro etc.br, para o que não couber em nada mais.

…………………………………………………………………………………

 

Menor de todos

Com aparência de rato e tamanho de uma bola de gude, o Robomaus Monsieur Epson foi eleito o menor robô do mundo pelo Guinness Book, o livro dos recordes. Ele pesa 43 gramas, alcança a velocidade de 11 km/h e está exposto no Heinz-Nixdorf-Museum, museu de computadores em Paderbor, na Alemanha. Para que serve? Bom, por enquanto para engrossar a lista de recordes.

 …………………………………………………………………………………

 

Mapa das estrelas

PA Fundação de Ciência e a Nasa, agência espacial americana, abriram ao público seu rico acervo de fotos do universo. Em www. ipac.caltech.edu/2mass/gallery podem-se observar imagens de alguns dos 162 milhões de estrelas e meio milhão de galáxias capturadas pelas lentes de dois telescópios instalados em Mount Hopkins, no Arizona, e no Observatório Cerro Tololo, no Chile. A pesquisa 2Mass pretende ser o maior catálogo do universo e hoje tem 1,9 milhão de imagens. O suficiente para encher 6 mil CDs ROM ou 4 mil gigabytes no disco rígido. A foto do centro da Via Láctea e outra da galáxia Sombrero, em forma de chapéu, são os destaques da galeria digital onde há ainda quasares, buracos negros e milhares de galáxias como a nossa. O mapa completo das estrelas fica pronto em 2003. Até final de 2001, os cientistas esperam catalogar mais de 300 milhões de objetos.