Quase 80 mil pessoas bateram pernas no Museu de Arte Moderna (MAM), no Aterro do Flamengo, na oitava edição do Fashion Rio, entre os dias 9 e 14. O evento abriu a temporada nacional de lançamentos outono-inverno com desfiles de 31 grifes de todo o País. Se depender dos estilistas da semana de moda carioca, o frio será suave, elegante e com um certo clima retrô. Lembra do verniz dos sapatos e cintos? E das mangas bufantes? E do salto “anabela”? Ícones de décadas passadas, eles atacam novamente e alguns, como o salto plataforma e a bermuda social, já estão nas vitrines. Os vestidos longos que marcam este verão – como os de decote tomara-que-caia da Vitória, personagem vivida por Cláudia Abreu na novela Belíssima – também estarão com tudo na próxima estação. Mas ao que tudo indica disputarão corpo a corpo com as silhuetas mais acinturadas. Afinal, como lembra a estilista Mara Mac, “a mulher, hoje, é muito exigente para ficar de um lado só”.

Silhueta – Entre os hits deste Fashion Rio, destaca-se a cintura alta e marcada por cintos ou faixas. Uma boa idéia apresentada para quem está com o guarda-roupa abarrotado de calças e saias de cós baixo são as faixas largas que simulam um aumento da peça. A estilista Graça Ottoni mostrou um modelo pespontado que, além de bonito, ajuda a disfarçar aqueles quilinhos a mais. As novas coleções parecem vir mais altas e deixar de lado a idéia de investir pesado num modelo que exibe o cofrinho. “Aos poucos, a mulher vai compreender que as cinturas baixas já não são tão bacanas”, diz Marcella Virzi, cuja grife juntou a idéia de feminino traduzida pela Hollywood dos anos 30 com o que é chamado hoje de “atitude” em peças confortáveis. Nessa onda, a Redley optou por se realimentar de seu próprio passado e relançou o tênis famoso da década de 80, agora customizado.

Os vestidos de Walter Rodrigues abusaram das costas nuas (afinal, nosso inverno não é dos mais rigorosos) e da elegância. É a “sinergia dos opostos”, afirma ele. Entre as grifes que realizaram desfiles fora do MAM, a Tessuti foi uma das mais bem-sucedidas, com a glamourosa coleção de Clara Vasconcelos no Golden Room do Copacabana Palace, bem anos 50. Uma boa novidade do Fashion Rio foi a estréia da Cantão na passarela, grife que há mais de 20 anos é alvo de cobiça de adolescentes e jovens cariocas. Além da óbvia Raica, as modelos mais cobiçadas foram a top Gisele Bündchen, mais uma vez estrela da Colcci (com quem fechou contrato até 2007), e Carol Trentini, dona de uma beleza esquisita, mas que conquistou os principais estilistas do Brasil e do mundo.