Espelho no teto e cama redonda já não atraem casais como antigamente. É preciso criatividade. Ambientes inusitados em motéis proporcionam a atmosfera adequada para fugir da rotina. É o que mostra a crescente procura por suítes temáticas e exóticas, como as decoradas em estilo country e oriental. Até o filme Titanic serviu como mote para a construção de um motel em Embu, na Grande São Paulo, de propriedade do empresário Alberto Miranda. O arquiteto Ricardo Freire, responsável pelas obras (iniciadas em abril), adianta que as suítes serão decoradas com aquários. “Os hóspedes observarão os peixes como se olhassem pela janela de um submarino”, conta.

Além do motel-navio, Miranda e Freire são parceiros em dois outros trabalhos: a ampliação do motel Harmony, todo decorado em estilo oriental, e a transformação do Midway em um motel country. “Recebo mais de 1.500 casais por mês nas 43 suítes e acho que a originalidade é a responsável pelo sucesso”, diz Miranda. Juvenal Romão da Silva, 26 anos, e sua mulher, Andréa, 24, confirmam as suspeitas do proprietário. Duas vezes por mês, o casal pode ser encontrado no Midway. “É diferente, tem um clima sertanejo de que a gente gosta muito”, resume Andréa.

O Midway é apenas resultado da moda sertaneja que vem invadindo as suítes urbanas. O pioneiro no estilo é o paulistano Motel Pousada do Cowboy, fundado há 12 anos por Nelson Caneloi. O motel é decorado com figuras de boiadeiros e cabeças de gado. Entre outras peculiaridades, possui pequenas carroças em algumas suítes. “Tem casal que vem aqui para fazer amor nos carrinhos”, conta Dorival Caneloi, filho de Nelson e um dos administradores do local.