01/05/2013 - 19:31
A polícia de Boston anunciou nesta quarta-feira que três pessoas foram presas suspeitas de terem relação com os acusados pelo atentado contra a maratona da cidade no último dia 15 de abril. Os detidos teriam ajudado os irmãos Dzhokhar e Tamerlan Tsarnaev, que morreu em tiroteio com a polícia, após as explosões que deixaram três mortos e cerca de 300 feridos.
De acordo com informações da imprensa americana, dois dos detidos seriam estudantes com origem no Cazaquistão e um terceiro seria cidadão americano. Segundo a agência Reuters, os cazaques já haviam sido detidos anteriormente pela imigração americana sob suspeita de terem violado os termos de seus vistos.
Os dois cazaques seriam Azamat Tazhayakov e Dias Kadyrbayev. Ambos apareceram recentemente em uma foto em que aparecem juntos com Dzhokhar durante uma visita a Manhattan, em Nova York. O terceiro detido, segundo informações do jornal Boston Globe, seria Robel Phillipos, 19 anos, de Cambridge.
O Boston Globe também noticiou que os suspeitos detidos são estudantes da Universidade de Massachusetts, em Dartmouth, onde Dzhokhar cursava faculdade.
Segundo a CNN, Tazhayakov e Kadyrbayev teriam sido acusados de obstruir o trabalho da Justiça. Os dois teriam destruído e ocultado objetos pertencentes a Dzhokhar, especificamente uma mochila contendo fogos de artifício e um notebook. Se forem condenados, podem pegar até cinco anos de prisão e ter de pagar uma multa de US$ 250 mil.
Já contra o americano pesa a acusação de falso testemunho.