29/04/2013 - 10:50
Forças de segurança ocupam, desde a madrugada desta segunda-feira, as comunidades do Cerro-Corá, Guararapes e Vila Cândido, no Cosme Velho, na zona sul do Rio de Janeiro, para a implantação da 33ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Estado.
Segundo a Polícia Militar, a ocupação conta com 420 homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope), do Batalhão de Choque (BPChoque) e do Batalhão de Ações com Cães (BAC), do Grupamento Aéreo e Marítimo (GAM) e policiais do 1º Comando de Policiamento de Área da Polícia Militar. A 33ª UPP Cerro-Corá contará com 190 homens.
Por volta das 6h30, a Secretaria de Segurança Pública informou que toda a comunidade estava sob o controle do Bope. Os policiais não enfrentaram nenhuma resistência e tomaram o território em cerca de 30 minutos. As forças de segurança continuam na região em operações de buscas de criminosos e apreensões de armas, drogas, objetos roubados.
Uma unidade móvel do Instituto Félix Pacheco está baseada próxima à comunidade para realizar a identificação biométrica e facilitar a identificação de possíveis criminosos. A Polícia Civil disponibilizou ainda um ônibus itinerante da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam). Apreensões e suspeitos detidos serão encaminhados à 9ª DP (Catete).
De acordo com o Instituto Pereira Passos (com base no censo do IBGE de 2010), 2.803 mil pessoas vivem nessas comunidades e serão afetadas diretamente com a implantação da 33ª UPP. No dia 12 de abril, a Barreira do Vasco e o Complexo do Caju foram as últimas favelas ocupadas.