Cabelos compridos, ora loira, ora morena, Alejandra Benítez, 32 anos, é um daqueles tipos de mulher que ficam bonitas de qualquer maneira.

Os belos olhos verdes e o corpo de curvas generosas chamam a atenção logo à primeira vista. Ela já estampou, nua, capas de revistas e fez ensaios sensuais coberta apenas pela máscara que protege o rosto dos esgrimistas, o esporte que é sua grande paixão. Alejandra agora envereda por outros caminhos: ela é a mais nova ministra dos Esportes da Venezuela, nomeada na segunda-feira 22 pelo presidente Nicolás Maduro. E chega causando furor.

“A ministra sexy de Maduro”, estampou o jornal argentino “Clarín”. “Uma sexy esgrimista olímpica é a nova ministra do Esporte na Venezuela”, trombeteou o jornal colombiano “Caracol”. “O sabre mais sexy do chavismo”, noticiou o espanhol “El País”.

chamada.jpg
NUDEZ
Os olhos verdes e o corpo escultural são os atributos da nova ministra,
famosa pelo ensaio sensual que fez para promover a esgrima, sua grande paixão

Que ninguém se engane com as aparências: Alejandra é uma chavista de carteirinha. Ela conheceu o ex-presidente Hugo Chávez (1954-2013) em 1999 e diz que ficou impressionada com o bolivarismo revolucionário. Em 2012, foi deputada suplente pelo Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) e protagonizou um comercial de tevê para a campanha presidencial de Chávez. “É uma mulher que foi amadurecendo na luta com espadas”, disse Nicolás Maduro quando a escolheu para ministra. “É a espadachim das patriotas jovens.” Analistas afirmam que a sua escolha veio em hora oportuna, como um refresco para a crise política que envolve o governo Maduro. Alejandra seria, enfim, o rosto – e as curvas – para humanizar um regime duro.

Nascida no bairro popular de Antímano, em Caracas, Alejandra formou-se em odontologia, em 2006, pela Universidade Central da Venezuela. Talentosa na esgrima, chegou a morar em Paris para treinar.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

MINISTRA-02-IE-2267.jpg 

Também aproveitou a temporada europeia para fazer incursões pelo mundo da moda, como modelo fotográfica. Também já praticou balé, natação e judô e, em 2010, fez seu mais famoso ensaio sensual para promover a esgrima.“Quero inspirar as meninas do bairro a pensarem que o estereótipo físico não deve ser visto apenas como símbolo sexual”, disse na época. “Além da beleza física, quis mostrar pureza e ternura feminina.” Como esgrimista, foi campeã mundial júnior, em 1999, e venceu a Taça do Mundo da Alemanha, em 2008. Disputou os Jogos Olímpicos de Atenas (2004), Pequim (2008) e Londres (2012), mas não ganhou medalha. Seu melhor resultado foi um 15º lugar, obtido no Reino Unido. A musa está casada, desde 2011, com Ricardo Diez, filho de um famoso treinador de basquete da Venezuela.

MINISTRO-03-IE.jpg

No campo político, Alejandra será a segunda mulher a assumir o Ministério dos Esportes da Venezuela. Sua principal missão será liderar os atletas do país no ciclo olímpico para os Jogos do Rio de Janeiro, em 2016. Ela também deve assumir os projetos para a construção de novos estádios de beisebol e futebol em Caracas – velhas demandas dos torcedores da capital. Sua nomeação foi recebida com alvoroço, apesar das dúvidas sobre a falta de experiência na administração pública. “Quem melhor que ela para saber o que a gente passa, os sacrifícios que fazemos?”, disse Rubén Limardo, campeão olímpico de esgrima em Londres. Alejandra está animadíssima. “Hoje chega um novo desafio e eu o assumirei com o mesmo compromisso da atleta que defende a pátria custe o que custar”, escreveu em seu perfil do Twitter, logo após a nomeação. Depois afirmou, na mesma rede social, que se sentia “como quando você leva o país nos ombros em uma competição”, Com o belo par de olhos verdes e o corpo escultural, ela certamente dará brilho extra ao governo de Maduro.  


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias