Portland, no noroeste dos Estados Unidos, tem o apelido de “stumptown”, ou “cidade do toco”. A expressão remonta ao século 19, quando os restos de árvores cortadas marcavam a paisagem da região. Nesse período, Portland foi considerada uma das cidades mais sujas do país, por causa do esgoto a céu aberto e dos rios poluídos. O declínio da indústria madeireira, no final dos anos 1970, levou a região a uma forte crise, mas também marcou a virada de jogo do município.

chamada.jpg
FLORADA
Cerejeiras embelezam um dos 288 parques
de Portland, no noroeste dos EUA

Disposta a desenvolver uma economia completamente nova, a cidade ofereceu incentivos para atrair empresas de tecnologia e companhias preocupadas com a sustentabilidade. Portland investiu na preservação de áreas verdes e construiu a malha de transporte público mais diversificada dos EUA (confira no quadro). Hoje, abriga escritórios de empresas como Microsoft, Nike, Boeing e Intel e é considerada a mais verde das cidades americanas. Essa história – que a primeira-dama Nancy Hales vem contar no evento Sustainable Brands Conference, entre 8 e 9 de maio, no Rio de Janeiro – atraiu a atenção de municípios brasileiros que agora querem seguir o exemplo americano.

Nancy dedica 100% de seu tempo a divulgar projetos de transporte, moradia, saneamento e manejo de recursos. “Queremos compartilhar, ensinar e aprender”, afirma. Ela vê o Brasil como um parceiro estratégico, com municípios capazes de aplicar as ideias de Portland. Uma comitiva de Indaiatuba (SP), de 200 mil habitantes, foi a primeira a visitar a cidade americana, no início de abril. “Uma das ideias mais interessantes que vimos lá foi um pátio com painéis para captação de energia solar, que movimenta as bombas de tratamento de esgoto”, diz o prefeito Reinaldo Nogueira.

SUSTENTA-02-IE-2267.jpg
EXEMPLO
O trem leve de superfície, uma das muitas opções de transporte público em
Portland, e a primeira-dama da cidade, Nancy Hales, embaixadora da causa sustentável

SUSTENTA-03-IE-2267.jpg

Outra cidade brasileira que começa a seguir os passos de Portland é Jaraguá do Sul (SC), de 148 mil habitantes. “Queremos desenvolver o setor de mobilidade e atrair empreendimentos de tecnologia”, afirma o prefeito Dieter Janssen, que conhecerá o município dos EUA no fim de maio. Mas nem tudo que serve para uma cidade se encaixa em outra. “Em Portland há bebedouros públicos com água potável que ficam ligados o tempo todo. Falei para o prefeito que era um desperdício, mas ele respondeu que aquele era um costume local”, diz Reinaldo Nogueira. Exemplo, sim, mas com as devidas adaptações.

IEpag95e96Sustentavel-2.jpg