Ela tem 28 anos, gosta de Mozart, da banda inglesa de rock Oasis e do desenho animado Os Simpsons. Ananova, a primeira apresentadora de notícias 100% digital, estreou na Internet no dia 19 de abril, no endereço www.ananova.com. Apesar do pouco tempo de atividade, a âncora criada pela agência de notícias britânica Press Association movimenta cifras milionárias. Seu passe foi vendido na quinta-feira 6 por US$ 144 milhões para a empresa de telefonia celular Orange Group, também da Inglaterra. Em vez de percorrer as notícias com os olhos, os ingleses continuarão a ouvir a voz doce e sensual de Ananova enquanto apreciam na tela do PC o movimento de seus lábios carnudos e os cabelos curtos tingidos de verde-azulado, para combinar com os olhos e a blusa. Agora, também poderão ouvi-la e ver uma pequena imagem dela em seus celulares adaptados para a Internet.

Ao contrário das apresentadoras de carne e osso, Ananova não dorme nem come, não entra em disputas para lustrar o ego e muito menos reclama do salário. Suas primeiras palavras na Internet foram escolhidas depois de uma exaustiva seleção. As sugestões brotaram de vários cantos do planeta. Algumas faziam alusões à missão do homem na Lua. A equipe de criação finalmente bateu o martelo e Ananova anunciou: “Olá mundo! Aqui estão as notícias – e desta vez é pessoal.”

A ciber-apresentadora “lê” as novidades apuradas, checadas e redigidas em tempo real por uma redação de 100 pessoas, que agora integram a folha de pagamentos do grupo Orange. Ananova apresenta um jornal de temas variados. Ao simples comando do mouse, ela surge na tela do computador para comentar resultado de jogos, dar informações sobre economia e política, eventuais mudanças meteorológicas, além de informar a programação de cinemas, teatros e casas de show da Grã-Bretanha. Seu enfoque é a comunidade inglesa. Ao comprar o passe da âncora, a Orange pretende estender o serviço a quem tenha telefone celular e outros aparelhos sem fio, entre eles os computadores que cabem na palma da mão.

Críticas – Assim como Lara Croft, personagem central dos jogos para computador Tomb Raider, que também habita o mundo dos bits, a âncora virtual provocou furor no público masculino. Para as mulheres, críticas. O maior foco foi o figurino. Ananova finge que não é com ela e veste a mesma roupa dia após dia. O motivo é puramente técnico. Seus criadores, os especialistas em animação da Digital Animations Group (DAG), de Glasgow, estudaram todos os ângulos de iluminação e enquadramento do rosto e do corpo de Ananova, o que inclui formatos, cores e sombras. Para alcançar um resultado mais vibrante na tela do computador, eles escolheram a dedo os tons da blusa, dos olhos e dos fios de cabelo da âncora digital.

Para chegar até seus traços esteticamente perfeitos, os criadores debruçaram-se sobre fotos de várias personalidades famosas, e outras nem tanto. Por trás de Ananova, esconde-se muita tecnologia. Criada em programas que fazem animações em três dimensões, seus lábios atuam em perfeita sintonia com as notícias que lê. Fruto de quase seis anos de pesquisa, a apresentadora é dona de uma personalidade reconhecidamente forte. Seu sucesso estrondoso, no entanto, está longe de representar ameaça aos apresentadores de verdade. Por um só motivo: Ananova jamais sairá do mundo virtual – o que certamente entristece muitos fãs.