Você descobriu o lugar ideal para passar as férias. Escolheu o melhor pacote, a melhor companhia aérea. Reservou com cuidado um bom hotel, preparou os documentos. Mas a mala ficou por último e quase sempre, vira um problema. São poucos os mortais que dobram as roupas de maneira corretíssima, jamais transportam peças demais ou de menos nem se torturam com dúvidas. Levar ou não o smoking? E o biquíni, para o caso de o tempo mudar? No final, o exagero é tanto que só sentando na mala para poder trancá-la. Na volta, ela fica ainda mais pesada com os saquinhos de plástico com lembrancinhas.

Preparar a mala realmente não é tarefa simples (leia os quadros com dicas). A primeira coisa a se pensar é exatamente no tipo de bagagem, tamanho e resistência. O meio de transporte que mais destrói malas é o avião. As malas são atiradas em esteiras e jogadas sem carinho na aeronave. Isso quando não se extraviam. Marlene de Oliveira, responsável pelo desenvolvimento de produtos da fábrica Lansay, aconselha: “Compre uma mala do tamanho da sua viagem. Prefira as de estrutura de ABS, uma espécie de plástico de alta resistência, capaz de suportar os maus-tratos nos aeroportos.” Ela também chama atenção para as bordas, alças e rodinhas. “As bordas devem ter um reforço, as alças precisam ser fortes o suficiente para aguentar os quilos que o fabricante garantir e as rodinhas têm de fazer um giro de 360 graus”, sugere Marlene.

Arrumação racional

* Desista da peça exótica que você nunca vestiu
* Prefira roupas de stretch, microfibras e outros tecidos sintéticos que não amassam
* Jóias, máquinas fotográficas, documentos, dinheiro vão no corpo
ou na bolsa de mão
* Use os serviços de seguro de malas à disposição nos aeroportos
* Não leve muitos cremes e perfumes
* Coloque as roupas mais pesadas no fundo da mala. Para evitar calças amassadas, enrole-as e as coloque nos cantos. Camisas vão por cima, dobradas impecavelmente.
* Lingeries e meias vão em saquinhos para não se perderem
* Paletós e casacos ficam em cima
* Nunca deixe a mala muito vazia. As roupas se espalham e embolam. * Nem muito cheia, pois os tecidos amassam
* Leve uma mala pequena extra, do tipo dobrável, para as compras