O que têm em comum Pablo Picasso, Saddam Hussein, Antônio Carlos Magalhães e Leonel Brizola? A resposta pode estar num sistema matemático-esotérico de origem sumério-babilônica que remonta a cinco mil anos: o eneagrama. O sistema, criado por sábios para explicar a essência do espírito e da natureza, divide a humanidade em nove tipos de personalidade, segundo aspectos de seu comportamento. As quatro personalidades citadas acima são clássicos do tipo 8 do eneagrama, cujo pecado capital é a luxúria, é o excesso, o autoritarismo e a agressividade. A mistura de eneagrama e política é a coluna dorsal de uma escola que pretende formar jovens líderes na Universidade Estácio de Sá, no Rio.

O curso do Instituto de Novos Valores, Inova, montado pelo vereador Índio da Costa (PTB-RJ), 28 anos, e pelo filósofo Christian Paterham, 44, terá duração de dois anos e vai trabalhar com o “Eneagrama Unidade Global”, adaptação que Christian registrou no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). A primeira etapa (“Escola de novos líderes”) vai explorar o plano emocional do eneagrama (que reúne os tipos 2, 3 e 4). Em seguida, na “Usina de idéias”, os alunos inventarão soluções para problemas sociais sob a égide do plano intelectual (tipos 5, 6 e 7). A última parte é a da ação (dos tipos 1, 8 e 9). Nessa etapa, os jovens porão em prática o aprendizado em empresas e ONGs. O conselho da escola tem figurões do society carioca, como o presidente da federação das indústrias (Firjan), Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, a secretária municipal de Cultura, Helena Severo e a colunista Hildegard Angel.

Índio da Costa, do tipo 3 do eneagrama, diz que o representante mais notável desse tipo é o presidente Fernando Henrique Cardoso. “O 3 faz tudo para ser admirado. Tem sempre um laptop e um diploma de Harvard”, diz o guru Christian, chileno que há 20 anos estuda o eneagrama e dirige o Instituto para o Desenvolvimento Humano Integral (IDHI), em Nova Friburgo (RJ).

 

O eneagrama pode ser usado em diversos ramos do conhecimento e tem grande utilidade em testes vocacionais. Os interessados em identificar a que tipo pertencem no eneagrama precisam da ajuda de estudiosos ou se dispor a devorar a farta bibliografia encontrável nesses institutos. A idéia é combater com mais eficiência os vícios correspondentes e melhorar o desempenho emotivo e profissional.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias