Da mamãe é melhor

Pesquisadores australianos dão mais uma prova de que amamentar ajuda o bebê a crescer forte e saudável. Eles mostraram que bebês que tomam apenas o leite materno até o quarto mês de vida estão mais protegidos contra alergias e problemas respiratórios. Depois de acompanharem 2.602 crianças durante seis anos, os resultados foram animadores. As que tomaram outros tipos de leite nos quatro meses iniciais de vida estiveram 25% mais propensas a ter asma, 42% mais vulneráveis ao chiado no peito e 30% manifestaram mais alergias.


Palmitos perigosos

O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) analisou 32 palmitos em conserva em sete Estados brasileiros. Sete desses produtos foram considerados perigosos por ter nível de acidez abaixo do permitido ou outros problemas que favorecem o crescimento de bactérias como A Colstidium boulinum, que provcoa o botulismo. Essa doença causa insuficiência respiratória, distúrbios visuais, fraqueza e pode levar à morte.

Mulheres ansiosas

Sobrou para as mulheres. Um estudo internacional, do qual participou a Universidade Federal de Santa Catarina, mostrou que um gene pode estar ligado à ansiedade. Só que esse gene influencia apenas mulheres. A pesquisa foi feita com animais, mas ajudará na compreensão das desordens emocionais.

Para os olhos, brócolis

Em vez de cenouras, brócolis. Oftalmologistas americanos descobriram que duas substâncias, a luteína e a zeaxantina, abundantes em alimentos como couve, brócolis, espinafre e salsa, são mais efetivas na proteção dos olhos contra radiações solares e radicais livres, que lesionam as células oculares. Os vegetais verdes, portanto, venceram as cenouras – recomendadas durante anos pelas mães para aguçar a visão.

Atenção, sono

Está provado: dirigir com sono é tão perigoso quanto estar ao volante alcoolizado. Ou até mais. Pelo menos é o que afirmam cientistas da Universidade de Stanford, EUA. Eles avaliaram pessoas com apnéia, distúrbio caracterizado por interrupções da respiração durante o sono, e constataram que motoristas que dormiam pouco à noite ficavam menos atentos do que aqueles que tomavam uns goles a mais.

O meio faz o jovem

O ambiente em que o adolescente vive é mais importante para sua saúde do que se imaginava. Estudo realizado pela divisão de medicina do adolescente do Children’s Hospital Medical Center, nos Estados Unidos, mostrou que quanto menor o rendimento e o nível cultural da família, maiores as chances de o jovem se tornar deprimido e obeso. Embora não tenha investigado as causas do problema, a pesquisa indica que o conhecimento desses fatores é uma ferramenta para o entendimento dos males adolescentes.

O fim da gripe?

O fim das injeções anuais contra a gripe pode estar perto. Cientistas belgas testaram em ratos, com sucesso, uma vacina capaz de proteger contra todos os vírus da gripe, mesmo que eles sofram mutações – o que acontece todo ano, obrigando as pessoas a tomarem uma nova dose da vacina. A estratégia para vencer o vírus da gripe de uma vez é atacar uma proteína chamada M2, que faz parte da constituição de todos os vírus. Só é preciso aguardar para checar se, em humanos, o efeito é o mesmo.

Ômega-3

Ingerir diariamente leites que contêm ômega-3 pode causar hemorragia?
Jeanne Kelly Cardoso Caldas
Natal, RN

Não. O ômega-3 é um dos elementos que formam a gordura. Ele é encontrado principalmente em peixes de água fria, como salmão. Por ser um tipo de gordura benéfica, ajuda a aumentar os níveis de HDL, o “bom” colesterol, no organismo. Em princípio, não há nada nessa substância que possa provocar hemorragia. Se fosse assim, os esquimós – grandes consumidores de peixes – não sobreviveriam. Além disso, as indústrias adicionam ao leite uma quantidade de ômega-3 que atende às necessidades diárias dessa gordura no corpo.
Maria Luiza Ctenas, nutricionista de São Paulo