O coça-coça interminável do cachorro e o lambe-lambe infinito do gato podem ser algo mais do que uma simples pulga. Os bichos devem estar sofrendo de alergia – um problema comum que pouca gente sabe que afeta os animais. Assim como os humanos, cães e gatos muitas vezes são sensíveis a pó, ácaros, alguns alimentos e até a grama. E geralmente donos de animais alérgicos sofrem com seus bichos justamente por ter uma casa cheia de carpetes e cortinas. Ou pode acontecer de o dono ter um comichão só de chegar perto do seu bichinho. É a alergia a pêlo do cachorro, do gato ou até ao pó que eles acumulam. Em geral, esse problema resulta em asma e rinite, um tipo de alergia que afeta o sistema respiratório.

Para todos esses casos, a solução pode ser mais simples do que se imagina. Em primeiro lugar, é preciso identificar o que causa a alergia e evitar o contato. Ou seja, tirar de casa tudo o que acumula pó e ácaros, como bichos de pelúcia, lã, carpetes e cortinas grossas. Paralelamente a isso, é preciso fazer um tratamento complementar para diminuir os sintomas da doença. “Atualmente, os animais são tratados com vacinas, vitaminas e suplementos, como os ômega 3 e 6, que melhoram as condições da pele”, explica o veterinário Israel Bleich, da clínica Cepav, de São Paulo. Segundo ele, com um tratamento bem-feito, a melhora dos animais chega a 90%. Mas a última novidade para diminuir a alergia dos animais é o Allerdog, fabricado pelo laboratório Castel. É um xampu feito à base de melameuca, planta australiana usada para tratar diversos males, entre eles problemas na pele.

O curioso é que esse produto está conseguindo controlar a alergia não só dos animais, mas também de seus donos. Como há uma ação antibacteriana e antifúngica, ele diminui os alérgenos dos pêlos dos animais. Portanto, quem tem problemas com seus cães e gatos acaba se beneficiando. Há ainda donos mais afoitos que estão usando o xampu para acabar não só com a alergia aos animais como também a produtos que causam coceira e vermelhidão. Foi o que aconteceu com a advogada Mônica Grimaldi. Dona de um canil em São Paulo, ela costuma usar o produto em seus labradores e fox paulistinhas. Eventuais co-ceiras estão, portanto, sob controle. Mas para sua dermatite causada por desodorante não havia o que curasse. “Consultei dois médicos, experimentei várias marcas, usei loções específicas e nada. Aí resolvi experimentar o Allerdog. Não é que funcionou?”, conta ela, bem-humorada. Claro que, por ser um produto desenvolvido para animais, não dá para sair usando a torto e a direito. Mas quem não quiser se afastar de seu bicho de estimação durante uma crise de asma ou rinite pode lavar os animais com o xampu. Talvez seja uma solução.