2peritosdentrodoonibusmau0786.jpg

A estudante Amanda Santana Silva, 19 anos – que ficou ferida no acidente com um ônibus ocorrido na tarde de ontem, no Rio de Janeiro -, afirmou nesta quarta-feira que um passageiro chutou o rosto do motorista antes do coletivo cair de um viaduto sobre a avenida Brasil. Sete pessoas morreram.

Segundo a mãe da jovem, Conceição Rodrigues de Santana, "ela tem certeza que foi isso (chute no rosto) que causou a queda". A mulher visitou a filha no Hospital Estadual Getúlio Vargas, onde ela está internada em estado estável após ter sofrido uma fratura no cóccix (pequeno osso da parte inferior da coluna vertebral).

Amanda disse à mãe que uma discussão levou o passageiro a agredir o motorista – ele não teria parado em um ponto onde o homem queria descer. Segundo a estudante, ao sofrer o chute na cabeça, o condutor, André Luiz da Silva Oliveira, 33 anos, virou o rosto para o lado, o que tirou o veículo de sua rota e fez com que ele caísse do viaduto.

De acordo com a mãe, a estudante ainda está em estado de choque: "Amanda chora o tempo todo". Antes de embarcar no coletivo, a jovem estava no trote da faculdade, no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na Ilha do Governador.

Ela havia passado no vestibular para o curso de farmácia. Segundo a mãe, Amanda pegou o ônibus errado para casa – ela mora em Irajá, na zona norte do Rio, mas o coletivo em que ela embarcou iria para o centro da cidade.