Política e Aids

Na terça-feira 9 começou em Paris o julgamento de três políticos do alto escalão da França: o ex-primeiro-ministro e atual presidente do Parlamento, Laurent Fabius, o ex-ministro da Saúde Edmond Harvé e a ex-ministra de Assuntos Sociais Georgina Dufoix. Eles são acusados de homicídio culposo por terem liberado a circulação de sangue contaminado com o vírus HIV em 1984 e 1985. Os ex-ministros teriam negligenciado na realização do teste-diagnóstico contra a Aids, o que resultou na morte de cinco pessoas e na contaminação de outras quatro mil através de transfusões de sangue. Os acusados podem pegar pena de cinco anos de prisão e ainda terem de pagar cada um a fiança de US$ 86 mil.

 

MORRERAM Abelardo Jurema, ministro da Justiça (1961-1964) do governo João Goulart. Advogado e jornalista, o paraibano Jurema foi duas vezes deputado federal pelo PSD e líder na Câmara quando Juscelino Kubitschek foi presidente do Brasil. Em João Pessoa, de insuficiência respiratória, aos 84 anos. Na terça-feira 9.

Leon Feffer, fundador do Grupo Suzano de Papel e Celulose. Durante a Segunda Guerra ele desenvolveu a fabricação de celulose de eucalipto. Imigrante russo, chegou ao Brasil aos 18 anos. Foi cônsul honorário de Israel em São Paulo. Sua fortuna foi calculada em 1993 em US$ 1,4 bilhão. Em São Paulo, de causa não revelada, aos 96 anos. Na segunda-feira 8.

– Walter Stuart, ator, foi um dos pioneiros na televisão brasileira estreando na TV Tupi em 1951. Seus trabalhos mais famosos foram Circo Bom-Bril e o programa de humor A Bola do Dia. O último trabalho de Stuart foi em A praça é nossa no SBT. Em São Paulo, de câncer no pâncreas, aos 78 anos. Na quinta-feira 11.

INTERNADOS Leonel Brizola, 77 anos, presidente do PDT. O diagnóstico de Brizola foi apendicite aguda. No Rio de Janeiro, na quarta-feira 10.

– José Celso Martinez Corrêa, 61 anos, diretor teatral. Zé Celso deu entrada no Instituto do Coração com fortes dores no peito e foi submetido a um cateterismo. Em São Paulo, na terça-feira 9.

 

AGRAVOU-SE o estado de saúde do filólogo, escritor e membro da Academia Brasileira de Letras Antônio Houaiss, 83 anos. Ele está internado no Hospital Silvestre, no Rio de Janeiro, desde o dia 28 de dezembro. Houaiss sofreu uma parada cardíaca que foi revertida em hemorragia digestiva na terça-feira 9.