Medicina & Bem-estar

Viva Bem

Viva Bem

Doce abacaxi
A máxima de perguntar "quem vai descascar este abacaxi" pode estar com os dias contados. Pesquisadores do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) desenvolveram uma nova variedade da fruta, bem mais doce, menor e com frutilhos mais soltos. Basta cortar ao meio que os gomos saem, como se fosse uma jaca. "Não é preciso tirar a casca", avisa o pesquisador responsável, José Alfredo Usberti. O novo abacaxi, batizado de IAC Gomo-de-mel, vem sendo estudado desde 1991 e é um cruzamento de outras espécies da fruta. "Ele é mais doce do que o ananás", afirma Usberti. Já existe um plantio do gomo-de-mel, mas o pesquisador acredita que a fruta só estará no mercado no final do ano que vem.

 

Envelhecer traz felicidade
Quem diria. Conforme se envelhece, os momentos felizes aumentam. É o que mostra uma pesquisa realizada em Nova York pela Fordham University. A principal causa do bem-estar seria o fato de que os mais velhos se recusam a gastar seu tempo com as pessoas das quais não gostam. Preferem passar cada segundo precioso em boa companhia.

 

Colesterol na medida
Níveis muito baixos de colesterol podem ser prejudiciais, afirma um estudo divulgado na semana passada, no congresso da American Heart Association. A pesquisa comparou 714 vítimas de derrame com 3.743 pessoas saudáveis. Quem tinha colesterol acima de 280 estava duas vezes mais suscetível a sofrer derrame isquêmico (bloqueio de vaso sanguíneo). Aqueles com colesterol abaixo de 180 estavam duas vezes mais propensos a ter derrame hemorrágico. Explica-se: o colesterol ajuda na estrutura das veias e evita que elas se rompam. O ideal é mantê-lo no nível médio (200), como recomendam os órgãos de saúde.

 

Cigarro x charuto
Charuto não é mais inofensivo do que cigarro. Um estudo realizado em Bangcoc, na Tailândia, mostra que o charuto tem maior concentração de tabaco e prejudica mais a saúde. E o fato de não tragar a fumaça não alivia. A nicotina e outras toxinas entram na corrente sanguínea no momento em que a fumaça é retida na boca.

 

Inimigos na frente
É mais fácil sair-se bem durante uma exposição no trabalho quando há adversários sentados bem à frente da platéia, defendem estudiosos americanos. Isso colabora para que o expositor se sinta desafiado e estimulado a superar o problema. Os amigos dão apoio, mas nos bancos de trás.

 

Diagnóstico instantâneo
Além do teste de gravidez, as mulheres já encontram nas farmácias dois novos exames: o Fertility Day e o Maturity Test. O primeiro revela a quantidade de hormônio LH (no nível máximo indica o período máximo de fertilidade) e o segundo confirma se a mulher está ou não na menopausa. Os testes fornecem o resultado em minutos e custam, respectivamente, R$ 111 e R$ 65, em média.

Por Carla Gullo e Kátia Stringueto