Medicina & Bem-estar

Viva Bem

Viva Bem

Xenical do açúcar
Uma droga usada para tratar diabéticos poderá se converter no próximo grande aliado contra a obesidade. Pesquisadores da Universidade de Campinas descobriram que a metformina reduz a absorção de açúcar pelo organismo, assim como o Xenical evita a absorção de parte da gordura ingerida. A pílula do açúcar, como está sendo chamado o novo medicamento, foi responsável pela perda de 16% do peso das 19 mulheres estudadas, todas entre 70 e 120 quilos. A pesquisa deverá ser concluída no segundo semestre deste ano.

Leite de fácil digestão
Parece incrível, mas 70% da população adulta não tolera o leite de vaca. O produto tem um tipo de açúcar, a lactose, de difícil digestão. A boa notícia é que cientistas franceses estimularam, em ratos, a produção de leite com baixo teor de lactose. Por meio de engenharia genética, os pesquisadores introduziram nas glândulas mamárias das ratas, um gene que ajuda a quebrar esse açúcar em pedaços, fáceis de serem absorvidos. Assim, as ratas forneceram leite de fácil digestão. O que vai se tentar, agora, é alterar a produção do leite nas vacas.

Sal contra a dengue
Um produto que mata o mosquito da dengue (o Aedes aegypti) e ainda deixa as plantas mais viçosas é a novidade apresentada por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp). O veneno, um tipo de sal resultante da combinação de 17 substâncias, foi eficaz contra o mosquito em laboratório. Agora, numa experiência inédita, a fórmula será colocada dentro de pequenos sachês, debaixo dos vasos de residências das cidades de Lins e Botucatu, em São Paulo. O Aedes aegypti se prolifera em locais que acumulam água limpa, como vasos. A fórmula chamou atenção dos pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

 

A primeira pílula
Uma pesquisa junto a médicos e a mulheres que estão começando a vida sexual revelou ao laboratório Organon a necessidade de facilitar a informação prestada nos consultórios sobre anticoncepcionais e doenças sexualmente transmissíveis. Lançou para isso um kit com um vídeo de 15 minutos sobre métodos anticoncepcionais, folhetos informativos e uma agenda-despertador, que apita à hora certa de tomar a pílula. A idéia é permitir às pacientes resolver suas dúvidas e ajudar a quem opta pela pílula a reduzir os esquecimentos. O kit é distribuído gratuitamente, a pedido médico.

 

Café para crianças
Ao contrário do que se imaginava, um estudo das universidades de Chicago e Colorado revelou que, em doses moderadas, a cafeína – leiam-se chá, café, refrigerante, chocolate – melhora o comportamento infantil. O resultado foi constatado, na prática, pelos próprios pais, que acompanharam a pesquisa. "Por estimular o sistema nervoso, a cafeína ativaria centros cerebrais ligados à atenção. Seria indicada, mas com a devida orientação médica, para crianças que se dispersam com facilidade", diz o clínico-geral Alexandre Feldmann, de São Paulo.

POR CARLA GULLO E KÁTIA STRINGUETO