mi_3651634059078750.jpg

 

Gilberto Gil e Flora Gil almoçaram nesta quinta-feira 04 no restaurante Kikuchi, em São Paulo. 

Reduto da comida macrobiótica na cidade, a casa é comandada por Tomio Kikuchi, o "guru macrobiótico" do casal que há anos é adepto da comida natureba.

Nesta noite, o cantor estará na Livraria Cultura do Conjunto Nacional para o lançamento do livro "Cultura pela Palavra", uma reunião de artigos, entrevistas e discursos proferidos no Brasil e no exterior por Gilberto Gil e pelo também ex-ministro da Cultura, Juca Ferreira. Em seguida, Gil fará uma participação no show de Jorge Mautner, no Sesc Pompéia, marcado para começar às 21h30.

Estrela no sul

Sandra_Sharon_Beth Szafir2.jpg
Marina de Sabrit, Sharon Stone e Beth Szafir

 

 

No Brasil desde a Semana Santa, a atriz Sharon Stone foi a grande estrela da festa de lançamento de um empreendimento imobiliáriode R$ 60 milhões, em Balneário Camburiú (SC), cidade  onde foi criado  seu namorado, o modelo argentino Martin Mica. 

A diva americana ganhou a simpatia de Marina de Sabrit e Beth Szafir, também convidadas do lançamento, e com quem Sharon dividiu a mesa durante o jantar.

A atriz ganhou US$ 500 mil para marcar presença e discursar no evento,ao lado do namorado e dos sogros, Horácio e Sandra Mica. “Quero passar minha velhice em Camburiú”, disse Sharon em seu discurso. Nas conversas à mesa, a sogra da atriz contava que é cinco anos mais nova que ela.

Sharon tem 54 anos e Sandra  acabou de completar 50.

As fotos foram tiradas no evento.

Sandra e Horácio Mica_Sharon_Alex ferrer2.jpg
Marina de Sabrit, Horácio e Sandra Mica e o promoter Alex Ferrer

Sandra e Horácio Mica_Sharon2.jpg
Marina de Sabrit, Horácio e Sandra Mica

Campanha precoce

FUP20130218139z.jpg

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB-SP) anda contrariado. 

Nesta segunda-feira 01, ele afirmou à coluna que a campanha eleitoral está sendo feita de maneira muito precoce. “A campanha presidencial está muito antecipada”, disse, durante a exibição de estreia da animação Uma História de Amor e Fúria, de Luiz Bolognesi.

O tucano concorda que antecipar a campanha eleitoral para a presidência pode surtir efeito contrário para o eleitor. “O eleitor não espera isso agora”.

O incômodo pode ser ligado ao fato de que Alckmin teve de ser convencido pelo PSDB a apoiar a candidatura do senador Aécio Neves (PSDB-MG) à presidência do partido.

O governador era um dos maiores resistentes à candidatura de Aécio. Com o apoio total do PSDB, Aécio passa a ser um fortíssimo pré-candidato à presidência da República nas eleições de 2014. 

Nos bastidores

MARINA MANTEGA.jpg

Marina Mantega é a nova apresentadora do programa Dia a Dia, da Band. A filha do ministro da Fazenda Guido Mantega, assinou contrato com a emissora nesta segunda-feira 01.

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, com apresentação de Daniel Bork. Ainda não se sabe se o apresentador será substituído ou se Marina aparecerá com ele.

Não há previsão exata ainda de quando Marina começa a gravar.

 

Mal menor

frei betto.jpg

Frei Betto desembarcou em Roma uma semana após o conclave que elegeu papa o jesuíta argentino Jorge Mario Bergoglio. A viagem para rodar a Itália num ciclo de palestras é sua rotina há 33 anos. O mineiro dominicano tem debatido com 300 pessoas em cidades como St. Gemini, Parma e Bérgamo, que, ele lembra, é a terra do papa João XXIII, responsável pelo Concílio Vaticano II, que evocava a renovação da Igreja. De lá, falou à ISTOÉ, por telefone. “O grande tema é o papa e as reformas. Todos estão na expectativa”, conta. A franqueza de Frei Betto vem da alma progressista dos frades dominicanos.

Escritor com mais de três milhões de livros vendidos em vários idiomas, Carlos Alberto Libânio Christo tem sido, nos últimos 40 anos, um dos religiosos mais veementes e críticos do País. Foi preso duas vezes pelo regime militar – em 1964, por 15 dias, pelo ativismo na Juventude Estudantil Católica, e de 1969 a 1973, já frade e jornalista. Torturado, passou até um mês trancado numa solitária. Um dos maiores difusores da Teologia da Libertação, é autor de romances e outros títulos, como “Fidel e a Religião”, que ajudou a aproximar a Igreja do Estado cubano. Até hoje é figura querida em Cuba e mantém amizade com Fidel Castro. “Tenho várias críticas ao governo cubano, mas, como sou amigo, faço-as lá. Críticas se fazem a amigos. Denúncias, a inimigos”, resume ele, que foi assessor especial do ex-presidente Lula no primeiro mandato.

De volta ao Brasil, Frei Betto lança na terça-feira 2, em São Paulo, o romance “Aldeia do Silêncio”, no Itaú Cultural. No Rio, o lançamento será no Esch Café no dia 9, e em Belo Horizonte, na Cemig, no dia 10. O livro trata da linguagem do silêncio. “Vai na contramão do mundo acelerado e tagarela de hoje, das pessoas sempre conectadas.”

ISTOÉ – O que espera do novo papa? Como acha que Francisco reformará a Igreja?
FREI BETTO – Ele é muito simpático, carismático, adotou atitudes como a de cortar luxos. Tomara que faça também uma reforma na Igreja. Bento XVI, no gesto de humildade e grandeza ao renunciar, pôs para fora todo o mal-estar dele com a Igreja, chegando a dizer que nela existe hipocrisia, uma expressão muito forte. Tenho a impressão de que, ao adotar esse nome, o papa Francisco está propondo fazer essa reforma, que é necessária. Chega de escândalos. São financeiros, são sexuais, enfim, são de toda ordem. Dom Cláudio Hummes, que foi articulador da eleição dele, deu uma entrevista aqui em Roma, dizendo que o papa fará uma reforma na Cúria Romana. Dom Cláudio é muito cauteloso nas palavras. Trabalhei 15 anos com ele no ABC paulista. Ele jamais diria isso se não tivesse sido autorizado pelo papa.

ISTOÉ – E a postura do papa em relação à união homossexual?
FREI BETTO – É uma interrogação. Parece que na Argentina não foi legal. Ele revelou preconceitos, essa coisa de dizer que união homossexual é coisa do demônio. Mas ele vai ter que abrir o debate sobre a moral sexual na Igreja. Não dá para segurar mais.

ISTOÉ – A julgar pela opinião dele no caso dos homossexuais, o papa seria capaz de liderar essa abertura?
FREI BETTO – Na estrutura atual da Igreja, só ele pode liderar. Porque o papa quando decide que não se pode tocar nesse assunto, não se fala oficialmente. Quando ele diz que os divorciados não podem participar da eucaristia, milhões de bispos fazem vista grossa. Mas oficialmente não pode. Ou o uso do preservativo, os bispos fazem vista grossa, mas não pode. Então agora só o papa pode acabar com essa hipocrisia, usando a palavra do Bento XVI. Não é uma questão de ele falar que está decretado que os divorciados podem participar da eucaristia. É abrir o debate teológico sobre o que isso significa. Decretar ele pode. Um presidente da República pode decretar um monte de coisa, mas o importante é mexer na Constituição. Mais importante é rever o estatuto da teologia moral da Igreja.

ISTOÉ- Como se abre esse debate?
FREI BETTO – Permitindo que teólogos, bispos comecem a falar, a aprofundar o tema nas revistas especializadas, nas conferências episcopais, tomando medidas, como a reinserção de padres casados. Isso tudo tem que ser repensado porque a barra pesou muito. Até rede de prostituição de seminaristas em Roma descobriram.

ISTOÉ- Por que a igreja vive num tempo tão diferente do mundo?
FREI BETTO – A Igreja tem isso. Em certos temas, sempre chega tarde. No século XIX, chegou a condenar o progresso, veja só. E também a luz elétrica.

ISTOÉ – Também acha que não dá mais para proibir a camisinha?
FREI BETTO – Não dá de jeito nenhum. Isso vários cardeais já disseram. Dom Paulo já usou essa expressão: é um mal menor. Tem que usar o preservativo porque existem a Aids e outras doenças. Isso vai ter que ser profundamente debatido. O debate existe, mas não está oficializado. É preciso ir a público.

Leia a entrevista na íntegra clicando aqui.

 

Sem-Título-1.jpg

Causaram estranhamento na cúpula da Record as recentes declarações do diretor-geral da Globo, Carlos Henrique Schroder, de que o foco da emissora carioca está na qualidade e não nos números da audiência.

Schroder rebate: “Não me cabe falar sobre a avaliação da Record, mas a prioridade na qualidade do produto é, sim, mais relevante para nós. Venho de um jornalismo que tem a qualidade como princípio. Então sempre digo: faz bem que a audiência vem. Os números são importantes, mas consequência da qualidade.”

 

Com a mamãe no Brasil

GENTE-ABRE-IE.jpg

Direto das areias da Costa Rica, onde curtiu as férias com a família e a caçula, Vivian Lake, Gisele Bündchen chega ao Brasil na quarta-feira 3, para uma maratona de trabalhos publicitários durante uma semana. A tiracolo trará Vivian e o primogênito, Benjamin. Para não sair de perto da prole, Gisele posará para a nova campanha de sua grife de lingeries Gisele Bündchen Brazilian Intimates no próprio hotel Emiliano, em São Paulo, onde costuma ficar hospedada.

GENTE-05-IE-2263.jpg
GRUDADAS Gisele e Vivian nas férias da Costa Rica, antes da primeira
visita da caçula a São Paulo

Casório à vista com amor egípcio

GENTE-02-IE.jpg

Um ano e meio de namoro e Ana Beatriz Barros prepara o terreno para juntar as escovas de dentes com o egípcio Karim El Chiat. O apartamento do empresário em Londres está sendo redecorado para ficar com a cara da top, que ainda não tem previsão de subir ao altar. O certo é que, quando ela for para a terra da rainha, quer abrir uma clínica de dermatologia em parceria com a irmã, Malu Barros. No próximo dia 10, Ana vai à Suíça com o namorado atrás de um friozinho para curtir as férias.

ISTOÉ – Mudou costumes por conta do namorado egípcio?
Ana Beatriz – Descobri muitas coisas do país dele, como o mercado Khan Khalili e a mesquita Citadel. Já comprei prataria e móveis por lá. Como 90% da população é muçulmana, para circular nas ruas é respeitoso que a mulher cubra braços e pernas.

ISTOÉ – Como foram suas primeiras visitas à cidade do Cairo?

Ana Beatriz – Já fui para lá muitas vezes, mas agora com este novo sultão, Muhammad Ali Lived, a situação das mulheres está regredindo. Ele quer que elas voltem a praticar os costumes tradicionais muçulmanos e a elite não está gostando dessas atitudes dele. No Egito a elite não se mistura com a população. Desde que visitei meu namorado lá pela primeira vez, percebi as diferenças. A mãe dele é cristã muçulmana e o pai se converteu. Sabia que ele já está até falando português?

ISTOÉ – Como se conheceram?
Ana Beatriz – Estava num bar em Nova York com a Heleninha Bordon e ele me olhava, até me oferecer um shot de tequila. Recusei. No dia seguinte, encontrei-o no meio da rua no Soho, e no outro dia em Up Town! Não tinha como escapar! Encontrei com ele sem querer três dias seguidos, até que ele pediu meu telefone.

Vem aí… Xuxa 5.0

GENTE-04-IE.jpg

A data é forte e esperava-se que os 50 anos de Xuxa fossem exaustivamente comemorados. Mas a ordem da Rainha dos Baixinhos era economia nas felicitações, já que não gosta de festejar aniversário nem de receber ligações. Atendeu ao pedido da mãe, Alda Meneghel, para comer um bolinho com ela, amigos próximos, a filha, Sasha, e o namorado, o cantor Juno Andrade. “Minha mãe fez o bolo e virou a meia-noite comigo”, contou.

Na noite da quarta-feira 27, contudo, Jô Soares puxou o parabéns no palco do Credicard Hall, em São Paulo, no fim da festa “Vem aí”, da nova programação da Globo. “Não podia deixar de lembrar do aniversário de uma menina que hoje faz 5 anos, só que com um zero na frente.” Xuxa só ria. “Pois é, eu, que não gosto de aniversário, tive uma comemoração desse tamanho”, disse na saída.

Sem fins de semana

GENTE-03-IE.jpg

Mariana Weickert passará um bom tempo sem descanso. A apresentadora do GNT assinou contrato com a Band, para estrelar “A Liga”, programa que vai ao ar às terças-feiras à noite, em forma de documentário. As gravações ­começam na segunda-feira 1º, e serão conciliadas com a agenda no GNT, onde apresenta o “Vamos Combinar”. “Vou ficar sem fim de semana”, diz ela. “Aproveito a fase sem filhos para trabalhar.” Falando em filhos, a loira ressalvou que o projeto é “a longo prazo”. Há um mês, o namorado, Bruno Couri, se mudou para sua casa em São Paulo. “Tá uma delícia assim”, disse.

Fotos: Divulgação (Gisele Bündchen); Josefina Bietti (Ana Beatriz Barros);
Alex Palarea/AgNews (Xuxa); Milene Cardoso/AgNews (Mariana Weickert)