Medicina & Bem-estar

Viva Bem

Viva Bem

Efeitos perigosos
Pesquisadores das universidades de Harvard e de Cincinnati, dos Estados Unidos, descobriram que a depressão pode levar não só ao suicídio, mas causar mortes provocadas por outros fatores. Numa revisão de 26 artigos sobre o assunto publicados na literatura especializada, os cientistas viram que em 25 deles o suicídio representa menos do que 1% do total de mortes entre pacientes com depressão. Outros fatores relacionados à doença também aumentam o risco de morte, como males crônicos, abuso de álcool e poucos cuidados consigo mesmo.

 

Cigarro do bem?
Uma pesquisa americana realizada na Universidade Estadual Wayne, em Michigan, sugere que quem fuma tem menos risco de sofrer com o mal de Parkinson. Os pesquisadores compararam os hábitos de 144 portadores da doença com os de 464 pessoas que não tinham o problema. Surpresa: os fumantes inveterados tinham 91% menos chance de desenvolver a doença do que os que nunca colocaram um cigarro na boca. Mais estudos são necessários para descobrir a causa desse benefício.

 

Novos movimentos
Médicos americanos fizeram o primeiro transplante de mão e antebraço daquele país. O beneficiado é Matthew David Scott, 37 anos (na foto). Ele perdeu sua mão esquerda em 1985, num acidente com um explosivo, e até o transplante usava uma prótese metálica. A cirurgia, realizada há cerca de duas semanas, durou 15 horas e, ao que parece, foi bem-sucedida. Três dias depois, Scott já conseguia mexer um dedo da mão implantada e não havia sinais de rejeição.

 

Vegetais contra diabetes
Uma alimentação rica em verduras pode proteger também contra o diabetes. A constatação vem de um estudo realizado pelo Centro de Controle de Doenças e Prevenção, nos Estados Unidos, com mais de 1.600 participantes. Os cientistas descobriram que, no sangue de pessoas com nível normal de glicose, a quantidade de substâncias presentes nos vegetais e que têm capacidade antioxidante (de regenerar células) era maior do que entre aquelas com alteração de glicose ou com diagnóstico de diabetes.

 

Dieta do vinho
Pesquisa feita na Dinamarca revela outra boa faceta do vinho. Cientistas estudaram 50 mil pessoas e constataram que os amantes do vinho têm uma dieta mais saudável do que os que consomem outras bebidas. Eles comem menos gordura e ingerem mais frutas, vegetais e peixe.

 

Malhação caseira
Preguiça de ir para a academia? Então, mexa-se em casa. É o que sugerem os cientistas americanos Ross Andersen e Andrea Dunn. Eles são autores de dois estudos que provam que atividades banais feitas dentro de casa, como lavar o carro ou passar roupa, fazem perder peso, melhoram o funcionamento do sistema cardiorrespiratório e diminuem, inclusive, os níveis do colesterol ruim.