Tecnologia & Meio ambiente

Século 21

Século 21

E S P A Ç O
Rojão cósmico

Astrônomos europeus e americanos fotografaram pela primeira vez o exato instante de um flash de raios gama. Na madrugada do sábado 23, um detetor orbital flagrou o fenômeno e informou um telescópio em terra, que imediatamente o registrou. Explosões de raios gama são as mais espetaculares conhecidas no universo. Calcula-se que, em questão de segundos, uma explosão destas libera mais energia que o sol nos próximos cinco bilhões de anos. Ainda não se sabe a causa do fenômeno. Uma hipótese é que seja produto da colisão e buracos-negros. Os astrônomos identificam algumas centenas de flashes de raios gama por ano, mas nunca conseguiram uma imagem das explosões. Todas ocorrem a mais de dez bilhões de anos-luz de distância, ou seja, dez bilhões de anos no passado, quando o universo era jovem e não havia a Terra nem o sistema solar.

  I N F O R M Á T I C A
Grande irmão

A Intel deu um tiro no pé ao anunciar há dez dias que o novo chip, o Pentium III (a sair em março), viria com um número de identificação eletrônica embutido. Com isso, mesmo sem querer o usuário correria o risco de ter seu PC identificado toda a vez que acessasse a Web. A reação foi imediata. Defensores do direito à privacidade caíram em cima da Intel, comparando-a ao Grande Irmão que controla a sociedade do romance 1984, de Aldous Huxley. Na segunda-feira 25 a empresa alterou seus planos. O Pentium III virá com o identificador desativado. O que não resolve muita coisa, já que os bancos ou o comércio podem forçar os clientes a ativar o dispositivo ao oferecer melhores condições ou serviços.

Com a tecnologia Java, a Sun criou programas que independem do tipo de computador. Rodam em PCs, Macs e Unix. Um filhote do Java chamado Jini foi lançado na segunda-feira 25 pelo co-fundador da Sun, Bill Joy. Quando se liga em rede um PC, Jini pergunta às outras máquinas: "Quem mais está aí?" Segue-se uma apresentação geral que informa quem é quem, o que faz e qual sua capacidade. Se o seu PC não tem o processamento para determinada tarefa, os outros o ajudam. Na hora de imprimir, o programa sabe onde está a impressora e envia o trabalho a ela. Essa "onisciência" eletrônica torna Jini ideal para conectar os mais diversos aparelhos portáteis, como computadores de bolso, celulares inteligentes, etc. Entre as empresas interessadas na nova tecnologia estão Sony, Sharp, Canon, Nokia e 3Com.

  B I T S
ESMALTE Dentistas da Universidade do Sul da Califórnia identificaram no microscópio eletrônico minúsculas esferas de carbonato de cálcio que formam o esmalte dental. Agora querem recriar o material em laboratório.

MANTEIGA A luta para passar manteiga fria no pão está no fim. Ao tirar os ácidos graxos da dieta das vacas, cientistas australianos notaram que elas dão leite cuja manteiga é tão fácil de passar quanto a margarina.

 

Por Peter Moon

Jini sai da lâmpada