Lee Iacocca, o homem que projetou o Mustang e tirou a Chrysler do buraco está de volta – montado numa bicicleta. Aos 73 anos de idade, ele abriu uma empresa, a EV Global Motors, para vender a bicicleta elétrica E-Bike, fabricada em Taiwan pela Giant. Contando com o apoio de investidores suíços e italianos, ele quer aproveitar a onda do ecologicamente correto que varre a Califórnia para vender mil dessas bicicletas por semana. Tem muita gente duvidando que isso seja possível num país dominado pelos grandes automóveis, mas convém lembrar que Iacocca virou uma lenda justamente apostando no improvável.

A E-Bike foi projetada por uma equipe de talentos, entre eles Harald Belker, que desenhou o Batmóvel do cinema. Ela é uma mountain-bike híbrida de sete marchas, com um motor elétrico de 400 watts movido a bateria e uma chave de ignição no guidão. Ligue a chave e a bicicleta roda por 32 quilômetros antes de a bateria precisar ser recarregada numa tomada de 110 volts, processo que demora quatro horas. Se não houver nenhuma tomada por perto, o ciclista poderá pedalar até encontrar uma. O preço é alto: US$ 995. Culpa da nova tecnologia que tornou as baterias mais leves e possantes, porém mais caras. A bicicleta atinge velocidade máxima de 24 km/h e conta com acessórios como farol, luz de freio, buzina e piloto automático, que a mantém na velocidade correta.

Iacocca acredita que a bicicleta elétrica, mais do que um meio de transporte, será um estilo de vida – especialmente na Califórnia. Ele argumenta que uma moça não precisa de um carro com tração nas quatro rodas só para ir fazer compras em Beverly Hills. Duas rodas bastam. E, embora a E-Bike não tenha a beleza do Mustang, chama a atenção por onde passa. Além das dondocas de Los Angeles, a E-Bike será vendida aos aposentados e delegacias de polícia da Califórnia, que aliás já utilizam bicicletas em patrulhas. A EV Global Motors ainda planeja lançar uma bicicleta elétrica dobrável, o acessório ideal para os motoristas de minivans e utilitários carregarem no porta-malas.