O São Paulo Futebol Clube perdeu na quinta-feira 24 um dos maiores craques de sua história: Gino Orlando, que brilhou nas décadas de 50 e 60, morreu de parada cardíaca no Hospital do Coração de São Paulo, aos 75 anos. Ele jogou 450 partidas e se tornou o segundo maior artilheiro do clube, com 232 gols – só foi superado por Serginho Chulapa, que contabiliza 10 gols a mais. Desde 1969 Gino era o administrador do estádio do Morumbi.

De três São-paulinos a ISTOÉ

"O Gino era um guerreiro, um leão. Ele jogava o corpo de um lado para o outro e ia derrubando todo mundo, só usando a técnica. Fora do campo era bondoso e muito educado. Os torcedores do São Paulo e de todos os outros times perderam um grande craque"
Eder Jofre, ex-bicampeão mundial de boxe

"Eu vi do primeiro ao último jogo de Gino. Ele foi um grande centroavante. Fica a saudade e a imagem dele na área do São Paulo ao lado de Canhoteiro"
Lima Duarte, ator

"Na época em que o Gino jogava eu era repórter esportivo e o entrevistei diversas vezes. Era um jogador profissional com coração de amador, nasceu e morreu são-paulino"
Benedito Ruy Barbosa, novelista

Morre Mauro Rasi

O dramaturgo Mauro Rasi, um dos geniais pais do gênero besteirol, faleceu na terça-feira 22 devido a um câncer de pulmão diagnosticado no ano passado. É autor de peças de sucesso como A estrela do lar, Pérola, Alta sociedade e Batalha de arroz num ringue para dois – atualmente encenada por Miguel Falabella e Cláudia Jimenez. Rasi escrevia para o jornal O Globo e deixou pronto o musical Ladies na madrugada, cujas canções foram compostas por ele. Aos 54 anos, no Rio de Janeiro.

O adeus à Maria Callas do jazz

Eunice Kathlenn Waymon, mais conhecida como Nina Simone, a diva do jazz e do blues, morreu na França na segunda-feira 21, aos 70 anos. Sua voz ficou conhecida em clássicos como My baby just cares for me e Ne me quitte pas. Nina também foi pianista, compositora e arranjadora e se dizia uma diva como Maria Callas. A causa da morte não foi revelada.

O mar devolve o último corpo

Foi localizada na quinta-feira 24 a última vítima do naufrágio do barco turístico Tona Galea, que adernou em Cabo Frio no sábado 19 matando 15 pessoas. A embarcação havia passado por uma reforma para ser transformada em escuna. O Ministério Público Federal investiga se houve omissão na fiscalização do barco

Morreu

o ator Chico Martins, um dos fundadores do Teatro Oficina. Foi dirigido por José Celso Martinez Corrêa e Antunes Filho, participou da 1ª Feira Paulista de Opinião e integrou o grupo Tapa. Na tevê fez diversas novelas, entre elas Olhai os lírios do campo, da Rede Globo. Em São Paulo, aos 78 anos, de pneumonia. Na terça-feira 22. preso o velocista Carl Lewis por causar um acidente ao dirigir embriagado. Nos EUA, na terça-feira 22.

Chuva italiana

Um satélite italiano de 1,4 tonelada encerrou sua vida útil no espaço e despencará na Terra entre essa terça-feira 29 e o domingo 4. O Brasil e mais 27 países ao longo da linha do Equador são alvos potenciais do satélite, que vai se desfazer em dezenas de pedaços, alguns com até 120 kg. O pesquisador Marcelo de Oliveira e Souza, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), disse a ISTOÉ que a possibilidade de algum resto do satélite atingir áreas habitadas é menos de 1/10.000. Podem ser atingidos os Estados do Amazonas, Roraima, Pará, Amapá e o litoral de Maranhão, Piauí e Ceará.

Derrame mata pai que assassinou filho

O comerciante aposentado Amador Cortelini morreu na quinta-feira 24 devido a um derrame cerebral. No dia 30 de março, o aposentado matou o filho Rodrigo, de 26 anos, com um tiro no peito durante uma discussão. O rapaz era viciado em drogas. Cortelini sofria de problemas cardíacos e estava internado desde o sábado 19. Aos 68 anos em São Paulo.