Depois de muitas campanhas, hoje já se sabe que sinais corporais aparentemente inocentes podem se transformar, com o tempo, em tumores malignos devastadores, como o melanoma, tipo de câncer com alto índice de mortalidade. Neste caso, como em todos os outros tipos da doença, o diagnóstico precoce pode fazer a diferença entre continuar vivo ou morrer. A medicina terá em breve um software para descobrir precocemente e com maior exatidão este agressivo câncer de pele. A novidade, tratada como um avanço na dermatoscopia (método usado para diagnosticar a doença com equipamento computadorizado sem a necessidade de biópsia), será discutida no 4° Dermario, encontro de dermatologia que está sendo realizado no Rio de Janeiro, com cerca de três mil médicos. O programa foi pesquisado na Escola de Medicina da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, e apresentado pelo professor Robert Freedman, em fevereiro, em um congresso no Texas, também nos EUA.

O software conta com 2,6 mil imagens do melanoma e, após uma comparação imediata das imagens obtidas da pele do paciente com as armazenadas em arquivo, pode definir sozinho se a pinta é câncer. Ou seja, pode diagnosticar sem a ajuda do médico. É claro, porém, que tudo deve ser feito com o acompanhamento de um especialista. A vantagem do exame é que ele pode dispensar a necessidade de biópsia e indicar a presença de tumor mesmo que ele ainda seja muito precoce. “Se descoberto cedo, a chance de cura do melanoma é de quase 100%”, explica Carlos Barcaui, secretário-geral da Sociedade Brasileira de Dermatologia, seção Rio de Janeiro. Entretanto, o uso do novo dermatoscópio depende da aprovação da comunidade científica internacional. A pesquisa da Escola de Medicina da Universidade de Nova York ainda não foi publicada em revistas especializadas.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o melanoma tem alta letalidade, mas registra baixa incidência no Brasil. O instituto estima, para este ano, que 2.950 homens e 2.970 mulheres apresentem a doença – que atinge mais as pessoas claras. Os médicos recomendam o auto-exame. O câncer pode ser notado pela assimetria das manchas, alteração das cores e tonalidades e aumento do tamanho, em diâmetro, extensão e volume.

segurancadapele1_69.jpg

 

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias