Um popular tamanho família
A Fiat prepara uma grande jogada em fevereiro. O Palio Weekend, o modelo que a montadora mais exportou no ano passado – foram 52 mil unidades para a Europa e a Argentina, quase a metade dos 107 mil veículos enviados pela empresa ao Exterior – vai ganhar sua versão com motor 1.0 e de seis marchas. Uma das vantagens é o barateamento do preço garantido para os carros considerados populares. Hoje, a versão mais barata custa cerca de R$ 18 mil. Os diretores da multinacional italiana também se trancaram a sete chaves nos últimos dias para decidir os próximos passos da companhia no Brasil, depois da desvalorização da moeda. E decidiram suspender de vez os planos de importar o Bravo, versão dois volumes do Marea. Mas a Brava, modelo mais simples do Bravo, começa a ser montada na fábrica de Betim em julho.
LÁSZLÓ VARGA

Subsídio digital
Uma promoção da Telesp Celular provocou novas filas nas lojas credenciadas. O preço do aparelho Q-Phone da Qualcomm, que pesa 165g e é um pouquinho maior do que o StarTAC Motorola, baixou de R$ 1,1 mil para R$ 729. Nem um centavo do desconto veio do fabricante: a redução é subsidiada pela operadora, que ainda parcela a habilitação, de R$ 270, em três vezes sem juros. Desse jeito, os 20 mil aparelhos disponíveis vão acabar antes do final da promoção, marcado para 18 de fevereiro.

 

Hambúrguer pra cachorro
Enquanto empresas de vários setores amargaram uma retração nos negócios em 1998, o pessoal do McDonald’s é só sorrisos. A performance da rede americana no Brasil foi extraordinária. O faturamento atingiu pela primeira vez a cifra de US$ 1 bilhão, 39% a mais que os US$ 718,6 milhões no ano anterior.

 

Olhar panorâmico
O escritório brasileiro de design Cauduro/Martino firmou parceria com a consultoria americana Lippincott & Margulies, de Nova York. O acordo não se limita apenas a criar logomarcas, mas dar amplo apoio a projetos de comunicação de companhias estrangeiras que chegam ao País. "Precisávamos de alguém de fora especializado neste tipo de estratégia", diz o diretor da Cauduro/Martino, Marco Antonio Rezende. O mercado dá como certo que o primeiro trabalho será criar a estratégia conjunta do banco holandês ABN Amro com o Banco Real.

 

Uma casa portuguesa
A ambição dos portugueses no Brasil não tem limite. Mesmo com a crise, o grupo Sonae, dono ou sócio de 47 lojas de supermercados e hipermercados Real, Big, Mercadorama e Cândia, inaugura dia 27 de fevereiro a fábrica de compensados de madeira Tafisa, na cidade paranaense de Pien.

  B Ô N U S

REBELDIA A pioneira greve dos internautas no último dia 13, apesar da baixa adesão, começa a dar resultados. Já existe provedor em São Paulo que prepara uma redução de preços em fevereiro.

 

AMBIÇÃO O Bankers Trust, banco de investimentos americano, está de olho nas telecomunicações no Brasil. Contratou o consultor Antônio Carlos Rêgo Gil. "A instituição tem estudado em que áreas vai atuar", declara.