De pai para filho
Depois de ajudar a salvar o ex-presidente do Paraguai Juan Carlos Wasmosy do golpe liderado por Lino Oviedo, FHC resolveu dar mais um presente ao colega, que custou caro ao Brasil. O Itamaraty convenceu a área econômica a permitir que o Paraguai comprasse títulos da dívida externa brasileira, com deságio de até 40%, para vendê-los ao Brasil pelo valor de face. O prejuízo foi de US$ 170 milhões.

 

Ciclomotores só para adultos
O ministro da Justiça, Renan Calheiros, vai dar uma mãozinha aos pais atormentados pelos filhos que não cansam de pedir um ciclomotor de presente. Nesta quarta-feira 27, quando se reunir com os diretores dos Detrans de todo o País, o governo pretende anunciar a revogação do artigo 11 da resolução de número 50 do Contran. É a que autoriza menores de idade com mais de 14 anos a dirigirem motonetas de menos de 50 cilindradas pelas ruas das cidades. Com isso, o ministro quer diminuir a preocupação dos pais com acidentes envolvendo seus filhos. Mas vai acabar arrumando encrenca com os lobistas das fábricas desses veículos.

 

Graça de diplomata
O embaixador José Alfredo Graça Lima, chefe do Departamento Econômico e Comercial do Itamaraty, ganhou seu ingresso para a antologia do diplomatiquês pátrio na semana passada. Perguntaram ao diplomata se a nova política de câmbio não facilitaria a "coordenação macroeconômica" no Mercosul – idéia de jerico que significa adotar políticas econômicas iguais no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Graça Lima saiu-se com essa: "Não é uma discussão para o presente, mas um assunto que está sempre presente na discussão."

 

Briga de compadres no Ceará
O governador do Ceará, Tasso Jereissati, anda espalhando que Ciro Gomes (foto), do PPS, seria o candidato ideal a prefeito de Fortaleza, como representante do grupo comandado pelos tucanos no Estado. Na verdade, Tasso quer tirar Ciro do cenário nacional e promover sua volta ao PSDB. Mas o presidente do PPS, senador Roberto Freire, não cai na armadilha. Avisa que o partido já está trabalhando pela candidatura da deputada recém-eleita Patrícia Gomes. Mulher de Ciro e que conta com todo apoio do maridão.

 

Malan deve estar sofrendo
O deputado Aloísio Mercadante conta que o subsecretário do Tesouro dos EUA, Lawrence Summers, é conhecido por sua truculência na relação com os macaquitos da América Latina. É uma das autoridades econômicas com quem Malan se reuniu em Washington. Certa vez, antes das eleições de 1994, Mercadante foi conversar com ele. Ouviu de Summers que especulava-se no mercado que haveria uma fuga de dólares do Brasil caso Lula fosse eleito. O petista perguntou: "E o governo dos EUA, vai ficar do lado dos especuladores?" A resposta veio ríspida: "Depende de como vocês se comportem no governo."

RÁPIDAS

– Anda muito doente em Alagoas Elenildo Ribeiro. Trata-se do suplente de Ceci Cunha e Talvane Albuquerque. Eleito terceiro suplente, o ex-governador Divaldo Suruagy pode assumir a vaga se Talvane for mesmo cassado.

– Ministro do Exército na primeira gestão de FHC e no governo Itamar Franco, Zenildo Lucena recusou um dos cargos mais cobiçados na área militar, o de observador militar do Brasil na ONU. Salário: US$ 17 mil mais mordomias.