Comportamento

Datas

Datas

O amigo do papa
Dom Geraldo Majella foi designado pelo Vaticano, na quarta-feira 13, arcebispo de Salvador (toma posse em março) e cardeal-primaz do Brasil. Dom Geraldo tem 65 anos de idade e sua trajetória na Igreja sempre se marcou pela conciliação e habilidade política – a exemplo de dom Lucas Moreira Neves, hoje presidente da Congregação para os Bispos no Vaticano, tem livre trânsito entre os conservadores e os progressistas. Amigo de João Paulo II, dom Geraldo ocupava em Roma o cargo de secretário da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina nos Sacramentos. O papa designou também o novo arcebispo de Fortaleza: dom José Aparecido Tozze Geraldo.

 

General marxista
Morreu o historiador e crítico literário carioca Nelson Werneck Sodré. General da reserva e marxista convicto, foi um dos mais notáveis intelectuais do País. Estreou na literatura em 1938 com História da literatura brasileira – seus fundamentos econômicos. Publicou mais de 40 livros. Entre eles, As razões da Independência e história da imprensa no Brasil. Em Itu (SP), aos 87 anos, por falência múltipla dos órgãos. Na quarta-feira 13.

 

MORRERAM o ex-senador capixaba João Calmon. Advogado e jornalista, iniciou a sua carreira política como deputado federal (PSD-ES) em 1962. Dedicou-se a vida pública por 32 anos e é o autor da emenda que fixou em 13% o percentual da receita da União destinado à Educação. Foi com essa bandeira que se elegeu senador em 1970. Calmon sofria de problemas cardíacos e estava internado no Incor. Em São Paulo, de parada cardíaca, aos 82 anos. Na segunda-feira 11.

Fabrizio de Andre, cantor e compositor italiano. Suas composições tinham como tema o amor, a guerra e as questões sociais. Um dos seus principais sucesso foi La canzione di Marinella. Em Milão, de câncer, aos 59 anos. No domingo 10.

 

INTERNADO com fortes dores abdominais o senador José Sarney. Ele foi submetido a uma ultra-sonografia do abdome e a uma colonoscopia (exame no interior do intestino). Os exames não revelaram nenhuma anormalidade e o senador poderá receber alta nesse fim de semana. Em São Paulo, na terça-feira 12

ASSALTADA a organização do Granada rali-Dacar na Mauritânia (África). Cerca de 20 homens armados roubaram carros, caminhões, e motos de competidores e membros da equipe. O paulista Maurício Fernandes, que participava do rali na categoria motos, teve apenas os seus óculos de pilotagem roubados. Na Mauritânia, na quarta-feira 13

 

DIVULGADO que a modelo americana Jerry Hall entrou na Justiça com pedido para se divorciar de Mick Jagger. Eles vivem juntos desde a década de 70 e estavam legalmente casados há oito anos. Especula-se que um dos motivos da separação teria sido o suposto caso de Mick Jagger com a modelo brasileira Luciana Gimenez, que estaria esperando um filho dele. A informação foi dada pelos advogados de Jerry Hall. Em Londres, na sexta-feira 15.