petropolisdesabamento5danielramalhoterra.jpg

Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil retomaram as buscas a desaparecidos nesta quarta-feira em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. Os trabalhos seguem na localidade de Quitandinha, uma das mais atingidas pela forte chuva que caiu sobre a cidade. Foram registrados no município 21 pontos de escorregamento ou alagamento.

A precipitação durou do fim da tarde de domingo até o início da tarde de segunda-feira. O índice pluviométrico do Quitandinha, chegou a 499 milímetros em 36 horas, o dobro do esperado para o mês inteiro. De acordo com o secretário estadual de Defesa Civil e comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, não há número preciso de desaparecidos, mas as equipes de resgate trabalham com quatro a oito pessoas a serem encontradas, todas no Quitandinha.

O número de mortos em decorrência da chuva no município até o momento é de 27. Entre as vítimas, estão dois membros da Defesa Civil municipal, Fernando Fernandes de Lima, 44 anos, e Paulo Roberto Filgueiras, 37, que atendiam uma ocorrência na localidade Espírito Santo, no Quitandinha, na noite de domingo, quando foram atingidos por um deslizamento.

O Centro Estadual de Administração de Desastres (Cestad) segue monitorando as condições do tempo e ocorrências nas cidades afetadas pelas chuvas. A Secretaria de Defesa Civil continua atuando com cerca de 250 militares e agentes em apoio à cidade. Desde segunda-feira, cerca de 100 pessoas foram contratadas para uma frente emergencial de trabalho. A ideia é que o reforço ainda receba mais 400 homens.

Outras 180 pessoas, entre funcionários da Defesa Civil, de diversas secretarias e voluntários especializados também estão pelas ruas auxiliando nas vistorias das ocorrências. Além disso, cerca de 250 bombeiros reforçaram o efetivo da cidade.