De tempos em tempos, a ciência produz uma nova informação que joga um mito por terra. Foi o que aconteceu na última semana quando cientistas escoceses e canadenses divulgaram a notícia de que sentar-se ereto na verdade pode causar dor nas costas, e não preveni-la, como se imaginava. De acordo com os pesquisadores, o correto seria sentar-se numa posição mais reclinada, com as plantas dos pés no chão.

Revelada durante a reunião anual da Sociedade de Radiologia da América do Norte, a informação causou surpresa entre os participantes do encontro. Afinal, havia um consenso entre os médicos de que manter as costas retas enquanto se está sentado, em especial quando se fica nessa posição por muito tempo, protege a coluna vertebral. “Ela fica completamente alinhada dessa maneira”, explica o reumatologista Ari Halpern, chefe do Grupo de Coluna do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Os autores sustentam sua afirmação baseados na conclusão de um estudo feito com 22 voluntários saudáveis. Eles foram submetidos a um exame de ressonância magnética funcional, que permite ao paciente levantar-se e sentar-se. O grupo ficou em três posições: com as costas a 90 graus, inclinadas para a frente ou reclinadas. Os cientistas observaram que os discos intervertebrais – estruturas que amortecem o impacto entre as vértebras – sofrem maior desgaste quando se fica com as costas retas. Na posição reclinada, ao contrário, eles estão mais preservados. Após a divulgação do estudo, os especialistas optaram pela cautela. Eles acreditam ser preciso mais pesquisas para comprovar a conclusão dos colegas canadenses e escoceses.