ABr180313_TNG8396.jpg

As fortes chuvas que caíram em Petrópolis, na região serrana fluminense, entre a noite de domingo e a madrugada de hoje, deixaram ao menos 13 mortos, segundo a Secretaria de Estado de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Entre as vítimas estão dois agentes da Defesa Civil do município, que foram atingidos por um deslizamento de terra enquanto atendiam ocorrência no bairro Quitandinha, próximo a localidade conhecida como Espírito Santo.

As chuvas provocaram inundações e há 21 pontos de deslizamentos ou alagamentos na cidade. De acordo com a Defesa Civil do Estado, as localidades mais afetadas foram Quitandinha (com acumulado de 390 milímetros de precipitação em 24 horas), Independência e Doutor Thouzet.

Ainda no início da manhã, o prefeito Rubens Bomtempo declarou ponto facultativo. Como as chuvas persistiram, a orientação na cidade é que as pessoas que estão em local seguro evitem sair de suas casas, enquanto as que estão em áreas de risco procurem os 24 pontos de apoio espalhados pela cidade.

Na estação pluviométrica do Quitandinha foi registrado o maior índice nas últimas 24 horas, com 410,5 mm. O esperado para o mês em toda a cidade era de 270 mm.

De acordo com a Secretaria de Defesa Civil do Estado (Sedec), além de Petrópolis, as fortes chuvas atingiram também Angra dos Reis, Mangaratiba, Niterói e Teresópolis. A Sedec está atuando em apoio a Petrópolis e segue monitorando as condições climáticas e ocorrências em todo o Estado.

Em janeiro de 2011, Petrópolis, junto com Teresópolis e Nova Friburgo, foi cenário de uma das maiores tragédias naturais do Brasil. Naquele ano, a região afetada na cidade foi o Vale do Cuiabá, em Itaipava. Agora, praticamente não foi registrada chuva neste local.

Rodovias

A Rodovia Rio-Juiz de Fora estava parcialmente interditada em sete pontos, por conta de deslizamentos de terra. O trecho de subida da serra, na altura do quilômetro 75, chegou a ficar completamente fechado, mas foi liberado no fim da madrugada de hoje.

Os motoristas que circulam na manhã de hoje pela RJ-116 (Itaboraí-Nova Friburgo-Macuco) devem ter atenção redobrada no trecho entre os quilômetros 51 e 70, na Serra dos Três Picos, entre Cachoeiras de Macacu e Nova Friburgo. Nos quilômetros 51 e 69 havia queda de barreiras e, por isso, o tráfego estava em meia pista. Já no quilômetro 53, a queda de uma árvore suspendeu temporariamente o tráfego em ambos os sentidos da rodovia.

Aeroporto

O aeroporto Santos Dumont também foi prejudicado pelas chuvas e ficou fechado para pousos por 15 minutos, das 7h05 às 7h20. Às 8h30, ele estava operando por instrumentos para pousos e decolagens. Dos 26 voos previstos, dois foram cancelados e um registrava atraso. Ontem, o mau tempo chegou a fechar o aeroporto por duas vezes para pousos e decolagens, das 18:06 às 18:33 e das 19:12 às 20h.