Brasil

Fax Brasília

Fax Brasília

Contra o baixo-astral
Andrea Matarazzo assume a Secretaria de Comunicação do Palácio do Planalto para tentar comandar os R$ 500 milhões das campanhas publicitárias do governo. Seus antecessores, Sérgio Amaral e Roberto Muylaert, não tiveram sucesso. O problema é que boa parte dessa verba vem da Petrobras e do Banco do Brasil, que não abrem mão de dar pitaco naquilo que financiam. O primeiro teste será a campanha para levantar o astral do brasileiro que, segundo detectou o pesquisador Antônio Lavareda, não anda nada bom. Para essa missão Matarazzo terá o respaldo de dois pesos pesados junto ao presidente: o genro David Zylbersztajn e o publicitário Nizan Guanaes.

 

FHC imita Montoro
Avalistas da Operação Uruguai, os empresários Luís Estevão e Paulo Octávio não se suportam e vivem em permanente guerrinha. Num jantar na casa do ministro Maurício Corrêa, os dois rivais foram acomodados na mesa principal junto com o presidente. FHC, que não tem nada a ver com a pinimba entre eles, contribuiu para aumentar o constrangimento ao chamar seguidamente Luís Estevão de "senador Luís Otávio".

 

Teotônio paga a conta
A fita apresentada por Augusto Farias à Câmara com conversas entre Talvane Albuquerque e o pistoleiro Chapéu de Couro foi copiada de uma fita original na casa do presidente do PSDB, o senador alagoano Teotônio Vilela Filho. Ele tentou usar seu aparelho de som que, muito rudimentar, não funcionou. Acabou mandando comprar um novo aparelho, pelo qual pagou R$ 195. Depois saiu reclamando com Augusto Farias: "A conta sobrou para mim!"

 

Erundina será líder
Ex-prefeita de São Paulo e candidata a disputar o cargo novamente daqui a dois anos, Luiza Erundina deverá ser a líder da bancada do PSB na Câmara. É a solução encontrada pelo partido para dar visibilidade à deputada recém-eleita na disputa contra a petista Marta Suplicy, também candidata a prefeita.

 

Delícias do poder
A primeira-dama Ruth Cardoso era contra a tese da reeleição. Depois, apoiou mais um mandato para o marido. Agora trabalha pela mudança no estatuto do Comunidade Solidária para que ela possa permanecer no comando do projeto.

 

Piauí, França e Brasília
Com sua mulher, Leda Tarja, cotada para assumir uma diretoria do Ibama, o senador Hugo Napoleão (PFL-PI) resolveu sair de cena, levando-a para passear em Paris. Recebeu um telegrama de ACM: "Lugar de senador é no Brasil."

 

Eduardo Jorge ainda manda
Não foi por acaso que o senador José Roberto Arruda perdeu a liderança do governo no Congresso em plena convocação extraordinária. O ex-secretário-geral da Presidência Eduardo Jorge pediu sua cabeça ao presidente, culpando-o pelo vazamento de informações sobre suas ligações com fundos de pensão.

RÁPIDAS

– Os novos chefes dos Estados-Maiores da Marinha, Augusto Garcia Dumont, e da Aeronáutica, Marcos Herndl, serão nomeados nos próximos dias por FHC. O ministro da Defesa, Élcio Álvares, será chamado para a posse.

– Está previsto para julho o lançamento do primeiro satélite a ser colocado em órbita com foguete de fabricação brasileira. Será no Campo Espacial de Alcântara, onde a Nasa deve fazer lançamentos de foguetes americanos.

Por Tales Faria Colaboraram: Andrei Meireles e Hélio Contreiras