15/03/2013 - 12:00
A economia brasileira cresceu 1,29% em janeiro deste ano na comparação com dezembro, segundo informou nesta sexta-feira o Banco Central. O número é dessazonalizado, ou seja, descarta efeitos típicos de certas épocas do ano. Em janeiro, o indicador teve a maior alta mensal desde junho de 2008, quando o crescimento foi de 3,17%.
Já em relação a janeiro de 2012, a alta na atividade econômica foi de 3,84%. Este número não tem ajuste sazonal e é considerado o mais apropriado para efeitos de comparação.
Os dados são do Índice de Atividade Econômica IBC-Br, da autoridade monetária, que funciona como uma "prévia" do comportamento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que é a soma de todas as riquezas produzidas no País.
Em 12 meses encerrados em janeiro, a atividade econômica apresentou expansão de 0,84% (sem ajustes).
O IBC-Br é uma forma de avaliar e antecipar a evolução da atividade econômica brasileira. O acompanhamento do IBC-Br é considerado importante pelo Banco Central para que haja maior compreensão da atividade econômica. Esse acompanhamento também contribui para as decisões do Comitê de Política Monetária (Copom), responsável por definir a taxa básica de juros, atualmente, em 7,25% ao ano.