000_Mvd6504663.jpg

O Grande Conjunto de Radiotelescópios do Atacama (ALMA, em inglês), o mais potente observatório astronômico do mundo, foi inaugurado nesta quarta-feira na Planície Chajnantor, a mais de 5.000 metros de altura, no norte do Chile.

O ALMA, com 66 antenas que podem operar em uníssono, foi inaugurado em uma cerimônia que contou com a presença do presidente chileno Sebastián Piñera, constatou um jornalista da AFP.

Após mais de uma década de construção, em um empreendimento conjunto de Estados Unidos, Europa e Japão, o ALMA está destinado a investigar a origem do universo e da vida.

"O ALMA é como um grande telescópio de 16 km de diâmetro", disse o diretor do observatório ALMA, Mattheus de Graauw, ao inaugurar o complexo astronômico, localizado nas proximidades da cidade turística de San Pedro do Atacama, em pleno deserto do Atacama.

Por sua capacidade para chegar às zonas mais remotas, escuras e frias do Universo, ao captar longitudes de ondas milimétricas e submilimétricas invisíveis a olho nu e a outros instrumentos ópticos, o ALMA é considerado o observatório mais potente atualmente em funções.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias