IMERSÃO O roteiro inclui todo o universo das heroínas da série, com direito a compras nas
lojas mais disputadas

Esbanjar em sapatos nas mais luxuosas lojas de Manhattan, receber massagem em sofisticados spas e bebericar coquetéis Cosmopolitan nos lugares da moda. As fãs da série americana Sex and the city, pelo menos em algum desses momentos, sonharam em ser a protagonista Carrie, estrelada pela atriz Sarah Jessica Parker, ou uma de suas amigas – Samantha, Miranda e Charlotte. Agora, para a alegria da audiência, isso é possível. Uma agência de viagens está organizando passeios em que a turista passa quatro dias em Nova York como se fosse uma das personagens.

Ao adquirir o pacote, a pessoa será levada aos mesmos locais onde foi filmada a série, que deixou de ser rodada há quatro anos e agora virou filme – com pré-estréia marcada para 27 de maio nos Estados Unidos e 12 de junho no Brasil. Por exemplo, café-da-manhã, almoço e jantar serão servidos em restaurantes como Blue Water Grill, Cipriani, Soho House e TAO. Os drinques, oferecidos em pontos como Club Socialista e Pink Elephant. O pacote inclui o chique e moderno The Alex Hotel ou o tradicional Plaza Athenée, à escolha do cliente. Tudo isso com direito a helicóptero para pegar no aeroporto JFK e limusine à disposição.

O final de semana estendido é para poucas. Por US$ 24 mil (cerca de R$ 43 mil), o pacote de estréia, que vai de 23 a 28 de maio, será especial. A agência responsável, On Location, promete colocar as fãs dentro da sala de pré-estréia do filme e na festa de lançamento do longa. Depois do primeiro grupo, que será formado por no máximo oito pessoas, a empresa continuará oferecendo o passeio, com o roteiro adaptado, até novembro, por US$ 15 mil. E, para as moças que quiserem levar seus Mr. Big – nome do namorado de Carrie -, a programação prevê essa possibilidade. Para eles, estão reservados jogos de golfe e passeios de helicóptero pelo skyline da cidade. Segundo a imprensa nova-iorquina, a primeira mulher a reservar o pacote é de Cingapura – curiosamente, um país onde a série foi proibida por causa de seu conteúdo erótico e pós-feminista. É para as fãs se jogarem.

Turismo de cinema
Os cinéfilos que viajam atrás das locações e das experiências vividas pelos personagens de seus filmes preferidos já têm nome na indústria do turismo. São os set-jetters. De acordo com levantamento da revista Forbes, quando uma locação é usada em um filme de sucesso, o número de visitantes no local dobra nos quatro anos seguintes. E, cada vez mais, crescem as agências que oferecem pacotes voltados para esse tipo de público. Segundo Georgette Blau, fundadora e presidente da agência On Location Tours, uma das pioneiras, em 1999 havia apenas três. Hoje já são mais de 100 no mundo. No Brasil, não há agência exclusiva. Algumas delas, como a Tam Viagens, já organizaram passeios com esse objetivo – em 2006, por exemplo, a empresa levou à França admiradores de O Código Da Vinci. Estima- se que Nova York, que em 2007 recebeu 44 milhões de visitantes, seja o principal destino dos set-jetters. Atualmente, os filmes que mais inspiram os viajantes são Na natureza Selvagem, de Sean Penn, que mostra as maravilhas de Stampede Trail, no Alasca, e Viagem a Darjeeling, de Wes Anderson, que retrata as cores e a cultura do Rajastão, na Índia.

ALASCA O filme Na natureza selvagem motivou
os turistas a conhecer Stampede Trail